20 de maio de 2007

Pagando o pato

É comum hoje em dia no Brasil ocorrer o seguinte: as embalagens dos produtos são reduzidas de tamanho, porém o preço final que é repassado para o consumidor não tem queda nenhuma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Dieese(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) de preços de sete produtos que tiveram sua gramatura alterada, em todos os casos, a mudança na embalagem causou prejuízo aos consumidores. As alterações resultaram em um acréscimo real -- sendo considerado o preço final do grama de cada produto-- de até 27%. Isso é uma falta de respeito para com o consumidor que além de pagar altíssimos impostos tem ainda que enfrentar esse tipo de constrangimento, pagar mais e levar menos. Mas fazer o que não é? Muitos irão dizer: fazer nada afinal estamos no Brasil. Só que é necessário que pensemos melhor sobre nossas atitudes afinal se cada um se empenhar em adotar posturas que coíbam esses abusos possivelmente poderá se melhorar o ambiente social.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117336.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

E bem verdade, muitos produtos dimunuem sua embalagem (as vezes a desculpa e de que é pra se adaptar a alguma norma, etc, mas no final das contas não diminuem no preço também) isso é um prejuiso total). É como quando o dolar sobe de preço e todos os produtos aproveitam pra aumentar também, mas quando ele baixa,quando ele baixa o que é que acontece?? nada os preços não diminuem com a mesma proporção... e quem prede em ambos os casos somos nós consumidores e trabalhadores também...