4 de junho de 2007

Campina Grande- sítio no meio da cidade






Arquitetado e executado por João Dantas, vereador e dramaturgo campinense, o Arraial do Sítio São João está localizado em um terreno ao lado do teatro Assis Chateaubriand, no centro. A idéia era criar um ambiente o mais fiel possível a uma atmosfera da vida nordestina com suas características e particularidades. Ao que tudo indica que o propósito foi alcançado, isso você poderá verificar nas fotos que serão disponibilizadas. O evento já está em sua 7 edição e segundo a direção do Arraial o público previsto para esse ano gira em torno de 400.000 pessoas, que poderão encontrar no local uma típica cidade do interior do nordeste.

No espaço o visitante pode encontrar cópias fieis de um alambique (espaço onde se fabricava a cachaça), uma casa de farinha, uma residência (inclusive com móveis rústicos como fogão a lenha e camas antigas), bodega (que dispões desde pão até cigarro para vender), igrejas - com seus bancos, altares e até pia de batismo-, pensão, delegacia, difusora, bar, tipografia e uma animado espaço, chamado de ´´Forró da Bolandeira`` reservado para o forró pé-de-serra.

E o interessante é que muitos desses ambientes funcionam de verdade, a exemplo do bar e da bodega, com pessoas encenando a vida simples que o sertanejo levava antigamente, ou até mesmo ainda hoje, tendo em vista que muitas pessoas ainda vivem nesses moldes.

Apresentam-se ainda no palco banda de pífanos, trios de forró e declamadores de verso. Estima-se que os gastos com a execução do projeto girem em torno de R$60.000. O terreno utilizado é alugado, sendo assim necessário o desmonte de toda a estrutura após o termino dos festejos juninos. Faz-se necessário a aquisição de um espaço próprio para o projeto, que ficaria fixo permitindo assim que toda a sociedade pudesse conferir a qualquer época do ano como vivia o homem sertanejo. O projeto foi muito bem elaborado e pensado nos mínimos detalhes ficando assim de parabéns os que de alguma forma estiveram e estão envolvidos com o Arraial do Sítio São João.

Nenhum comentário: