1 de julho de 2007

Repórter Junino festeja cobretura em 2007

Por Alberto Simplício e Andreza Albuquerque01 Jul 2007


As festas de junho chegam ao fim e junto com elas o site Repórter Junino também se despede da mesma forma que as festas: com data e hora para voltar. Foi mais de um mês informando sobre tudo o que acontecia no São João de Campina Grande e cidades vizinhas.
Cerca de 300 matérias foram publicadas, incluindo, entrevistas e reportagens, que oportunizaram aos estudantes a chance de conhecer o jornalismo na prática e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento de seus estilos individuais de contar histórias.
Histórias que muitas vezes os próprios estudantes protagonizaram e divulgaram no Blog do Repórter Junino, umas das inovações deste ano. "As caçadoras da pauta perdida", "A fuga da rainha", "Repórteres de prestígio", "Eita vida boa aperreada", dentre outras, revelaram os primeiros passos dos jornalistas-aprendizes em busca da notícia.
"O Repórter Junino foi o responsável por uma importante escolha minha como estudante: a do webjornalismo". Sempre fui uma pessoa ligada à tecnologia, mas não sabia, de fato, o que queria na área de Comunicação. “O projeto me deu suporte para escolher a área de jornalismo digital como área pretendida", afirma o estudante Thiago de Assis, que participa desde o ano passado do site.
A exemplo de Tiago quase 100 estudantes, muitos pela primeira vez, puderam experimentar a prática jornalística. Esse é o caso de Dominick Monteiro. "O que mais me marcou foi que a partir dessa experiência no Repórter Junino pude perceber a importância do jornalista na sociedade, como também a seriedade que a profissão carrega. Nunca tinha feito matérias antes e com certeza pretendo participar de novo para aprender cada vez mais", destaca a estudante. Este ano não são os estudantes de Jornalismo da UEPB participaram da experiência. Alunos das Faculdades Integradas de Patos (FIP) ajudaram a expandir a área de cobertura do site e quatro estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) também puderam participaram durante um final de semana da cobertura do Repórter Junino, em Campina Grande.
A coordenadora do projeto, a professora Águeda Miranda Cabral afirma que "o trabalho em parceria com as professoras Patrí­cia Rios e Verônica Oliveira foi nota dez. Em nenhum momento houve descontinuidade do trabalho de produção, a integração esteve sempre presente. Tivemos ajuda ainda dos professores Arão e Orlando, das professoras Karina e Sávia e o apoio incondicional do Departamento de Comunicação".
Águeda destaca o empenho dos alunos em fazer o melhor para garantir a cobertura do São João, "tivemos excelentes alunos-editores que vestiram a camisa do Repórter Junino e assumiram a responsabilidade que lhes foi dada. Tivemos gratas revelações de repórteres que cumpriram as pautas e foram mais longe, sugerindo, acrescentando outras matérias, aceitando as orientações e melhorando o texto sem vaidades, tivemos também algumas vaidades à flor da pele, mas não houve quebra de compromisso com o trabalho. Presenciamos alunos tendo a certeza, com as experiências vivenciadas, de que o jornalismo era a profissão que queriam realmente seguir", ressaltou.
No terceiro ano do Repórter Junino, ainda passamos por algumas dificuldades de infra-estrutura, mas no geral, avançamos, firmamos parcerias com o Sí­tio São João e com a Prefeitura de Campina Grande. A princí­pio faltaram alguns equipamentos e material para trabalharmos de forma mais tranqüila. Contávamos com uma estrutura de redação equipada com telefone e dois computadores com acesso à Internet, além de duas câmeras fotográficas e dois gravadores para o trabalho de campo do webjornal.
Às vezes tínhamos a impressão de que fazí­amos milagres. Águeda lembra de algumas dificuldades técnicas. "A equipe técnica teve dificuldades para desenvolver a plataforma que queríamos para o site ficar com uma atualização mais automatizada, conseqüentemente, não atingimos nossa meta de tornar o Repórter Junino o mais multimídia possí­vel, mas ganhamos experiência e, na reta final, a coisa andou, o que indica que no próximo ano vai ser mais fácil".
Mesmo com essas dificuldades o site Repórter Junino se manteve no ar durante 32 dias, compartilhamos nossas experiências com mais de dois mil e quinhentos visitantes.
É com a sensação de missão cumprida que nos despedimos esperando nos encontrar em breve, quem sabe com uma nova roupagem, mas com a mesma responsabilidade e entusiasmo dos professores e alunos do Departamento de Comunicação da UEPB. Que venha o Repórter Junino 2008!

Nenhum comentário: