29 de setembro de 2007

A CPMF e a Feira do Troca
















Por: Bruno Bezerra Quinta-feira, 27 de Setembro de 2007

"A verdade existe. Só a mentira é inventada” Georges Braque, pintor francês (1882-1963).

De norte a sul no nosso Brasil, em toda cidade que se preza existe uma Feira do Troca. Pode ser numa grande cidade, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, ou mesmo numa pequena cidade, como é o caso da minha Santa Cruz do Capibaribe no agreste pernambucano. Sendo cidade decente, a Feira do Troca se faz presente.
Como o próprio nome já diz, nessas feiras o troca-troca de objetos – usados e novos – é a alma do negócio, aliás, lá só não se troca de alma, mas o resto... Nessas feiras o escambo é o rei do pedaço, uma prática antiga, porém ainda bem corriqueira no âmbito das feiras de troca-troca.
Contudo, com o debate no Congresso Nacional girando em torno da aprovação da prorrogação até 2011 da CPMF – o imposto impostor do cheque – uma dura realidade tem sido noticiada em vários meios de comunicação.


O troca-troca, alicerce das milhares de feiras espalhadas pelo Brasil, é também uma prática pra lá de corriqueira no Congresso Nacional. Para aprovar a prorrogação da grande mentira criada no governo do presidente Fernando Henrique e abraçada como verdade pelo governo do presidente Lula, o comércio de cargos em estatais entra como objeto de troca por voto a favor da prorrogação da CPMF.
Uma recente pesquisa CNI / IBOPE mostrou que 54% dos entrevistados consideram que a CPMF deveria ser extinta em 31 de dezembro de 2007, conforme prevê a legislação sobre a contribuição.
Mas como parece que a imensa maioria dos deputados federais não está nem aí com os anseios da maioria dos brasileiros, tampouco com o que os brasileiros ceiam, o Governo conseguiu aprovar a prorrogação da CPMF na Câmara dos Deputados em primeiro turno.
O Governo sabendo que os deputados são “os mais legítimos representantes do povo”, para conseguir tal aprovação realizou a operação barganha, ou, falando numa linguagem mais popular: realizou uma autêntica Feira do Troca na Câmara dos Deputados, trocando voto a favor da prorrogação por liberação de verbas para emendas e nomeações em estatais como Banco do Nordeste, Porto de Santos etc...
É aquela velha história: A CPMF tem sido uma contribuição que de contribuição nada tem, tem sido na verdade mais um imposto. Tem sido a provisória mais permanente do país. Tem sido a mentira mais verdadeira do Brasil, ou seria a verdade mais mentirosa?
Para o empreendedor brasileiro, a CPMF tem a cara da saúde pública no Brasil.

Nenhum comentário: