26 de setembro de 2007

Pit-bul. Violento ou mal criado?

O cachorro da raça pit-bul tornou-se figura conhecida nos últimos anos pelo aumento no número de casos de agressões contra seres humanos e pela constante veiculação nos meios de comunicação.
São amplamente discutidas as normas e regras que norteiam a circulação do animal pelas vias públicas. A principal questão levantada é sobre a real origem da fama ruim do pit-bul, alguns acreditam que ele é agressivo por natureza outros que ele é porque é estimulado por seus donos a se portar de maneira hostil. Aponta-se ainda que eles podem ser violentos devido a uma alteração genética ocasionada por pesquisas científicas com fins nem tanto bondosos. Segundo criadores algumas posturas devem ser adotadas para amenizar essa agressividade presente em muitos animais. Por se tratar de um cão com instinto impetuoso o pit-bul deve ser sempre levado a passeios evitando ao máximo seu encarceramento total, já que isso estimularia sua hostilidade e ele não deve ser entusiasmado ao comportamento violento.
Em Belo Horizonte, por exemplo, segundo o site www.veludo.net foi criada a lei 8.354/02 que regulamenta a posse e a criação dessa raça e estabelece a proibição a livre circulação desses cães sem o uso de focinheiras e correntes nas ruas, praças e demais espaços, firma que os Pit-buls só podem ser conduzidos por pessoas maiores de 18 anos, deverão estar vacinados, esterilizados e registrados junto ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), acerta que é dever do poder executivo municipal fiscalizar, orientar e punir, segundo a lei o descumprimento sujeita o infrator à apreensão do animal e multa de R$50 a 500,00.Aqui em Santa Cruz do Capibaribe a coisa não é diferente sabe-se que a maioria dos pit-buls existentes na cidade são estimulados por seus proprietários a serem agressivos, ocorrem freqüentemente brigas entre os cachorros, onde muitas vezes um acaba até morto. Se a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe fizesse vigorar o projeto delei de autoria do ex-vereador Tody talvez a realidade começasse a mudar de figura.

Nenhum comentário: