5 de outubro de 2007

24 anos sem o padre


Hoje é feriado municipal em lembrança a morte do Padre Zuzinha (José Pereira de Assunção), ele que foi líder político e religioso em Santa Cruz do Capibaribe nas décadas de 60,70 e 80.
Considerado por muitos como santo e por outros tantos como ótimo político o Padre Zuzinha marcou sem dúvida a vida social de nossa cidade. Tanto é que 24 anos após seu falecimento seus pensamentos e ações ainda interferem bastante na vida dos santa-cruzenses. Segundo os mais antigos ele era muito caridoso, sempre ajudando os menos favorecidos financeiramente, e muito bom articulador político. Dessa sua faceta política o sacerdote deixou uma verdadeira herança o grupo de oposição ao poder executivo no momento denominado de ´´bocas-pretas``. Levando-se em conta que por ser uma cidade interiorana Santa Cruz do Capibaribe apresenta ainda praticamente a mesma forma de se fazer política dos anos 70 a herança do padre é grande.
Em homenagem ao padre Zuzinha será celebrada uma missa às 5 horas da tarde em frente à igreja matriz de Santa Cruz do Capibaribe, localizada na rua de mesmo nome do pároco Avenida Padre Zuzinha (onde teve início a cidade).

Nenhum comentário: