24 de janeiro de 2008

Eis os representantes do povo

Por: Bruno Bezerra
A Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção.
Recentemente, um relatório divulgado pela Transparência Brasil desnuda o comportamento de todos os parlamentares pertencentes à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, a todas as Assembléias Legislativas estaduais e à Câmara Distrital de Brasília.
Eis algumas das muitas constatações do relatório:

· Em conjunto, os deputados federais brasileiros gastaram quase R$ 20 milhões com viagens em 2007. Dinheiro suficiente para cada deputado dar cinco voltas em torno da Terra de avião.

· Não só na Câmara dos Deputados, mas também no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, os parlamentares consomem grandes quantias com combustíveis. No geral, os deputados federais gastaram o suficiente para percorrer de automóvel 73,8 milhões de quilômetros; os paulistas 11,1 milhões de quilômetros e os gaúchos 13,2 milhões de quilômetros.

· Cerca de um terço dos deputados federais apresenta ocorrências na Justiça ou em Tribunais de Contas. Nas bancadas de alguns estados eles são maioria: por exemplo, 75% dos deputados federais eleitos no Tocantins estão nessa condição. Já em Pernambuco nenhum deles estão.

· Mais de um terço dos senadores tem ocorrências na Justiça ou em Tribunais de Contas. Entre os trinta senadores com tais ocorrências, onze foram eleitos no Nordeste.

· Pelo menos um terço dos deputados estaduais de 15 Casas Legislativas estaduais tem pendências com a Justiça ou com Tribunais de Contas. Na Assembléia Legislativa de Goiás eles são mais de 70%. Em outros sete estados o porcentual é de pelo menos 40%.

· A assiduidade dos parlamentares ao trabalho muitas vezes deixa a desejar. Na Câmara dos Deputados, a média de faltas nas sessões plenárias foi de 12% no ano. A representação estadual mais faltosa foi a do Rio Grande Norte, com 18,9% de ausências. Entre as poucas Assembléias Legislativas que dão informações sobre a presença dos parlamentares, a de pior desempenho é a de Pernambuco, onde a média de faltas é de 26,6%.

· A média de ausências nas sessões das comissões temáticas da Câmara dos Deputados é de 28%. Neste quesito, os deputados do Nordeste apresentam a maior média de ausência, com a marca de 30,09%.

Como estamos iniciando um ano eleitoral, é bom cada eleitor ficar de olhos bem abertos, mesmo que para tanto necessite ficar com as narinas bem fechadas.

Nenhum comentário: