27 de janeiro de 2008

Sábado de frevo em Santa Cruz












A noite de sábado (ontem) foi de muito frevo, maracatu, caboclinho, ciranda e outros ritmos pernambucanos em Santa Cruz do Capibaribe.
O Projeto Frevança Capibaribe, que este ano aconteceu pela segunda vez, levou a quadra da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) um grande número de pessoas (jovens, crianças, adultos e idosos) que acompanharam as apresentações de grupos de Brejo da Madre de Deus (Orquestra de Frevo Madre de Deus), Santa Cruz do Capibaribe (Orquestra Girassol), Taquaritinga do Norte (Orquestra Dom Luiz de Brito) alem da Banda de Pífanos Santo Antonio da Vila de Poço Fundo.
A centenária Sociedade Musical Novo Século foi uma das homenageadas da noite, que trouxe para os santa-cruzenses as emoções dos carnavais tradicionais pernambucanos com muita alegria e descontração, tendo no repertório músicas tradicionais como o Hino de Pernambuco.

Troféu Uda Aragão

A noite também foi de reconhecimentos e homenagens aos que de alguma forma contribuíram e contribuem para a sobrevivência da tradicional cultura pernambucana. O troféu ´´Carnavalesca Uda Aragão`` foi entregue a nomes como Heleno Jerônimo (Pratinha), Zé Carlos Balbino, Alencar Lopes, Inácio de João Rouco, Bilinho Balbino, Nenê Chagas, Otavio do Pandeiro e Chico Pão.




Orquestra Fuzuê apresenta o autêntico maracatu

Da cidade das Vertentes a Orquestra Fuzuê trouxe para a quadra da AABB o autêntico maracatu, levando todos presentes a dançar e pular o carnaval com descontração e interação. Além da Fuzuê a Orquestra Girassol e a Orquestra Brejo da Madre de Deus fizeram o publico presente frevar até as duas horas da madrugada. Durante toda a festa a juventude, que aqui em Santa Cruz do Capibaribe não dispõe de alternativas para diversão (herança de governos anteriores e que persiste na atualidade), dançaram juntamente com vários idosos que compareceram ao evento com uma energia surpreendente e dançaram frevo, ciranda e caboclinho até a madrugada.

Imprensa se faz presente e improvisa bloco carnavalesco

Em prestigio à importante iniciativa do músico J. Neto (responsável pelo Frevança Capibaribe) que tenta de maneira heróica manter viva a cultura pernambucana e por tabela santa-cruzense, grande parte da imprensa santa-cruzense se fez presente ao evento. A 101 FM esteve representada por Melqui Lima. Também estiveram presentes os radialistas Marcondes Moreno e Silvio José e os jornalistas Geraldo Moura e Emanoel Glicério.


Frevança Capibaribe Ano 2 foi sucesso

O projeto que está em sua segunda edição foi sucesso de público e
de alegria. Sendo assim, é importante frisar o trabalho de pessoa
como J. Neto que mesmo com todas as dificuldades persistem em mater viva a verdadeira cultura pernambucana.

Um comentário:

reflexões disse...

Muito boa a iniciativa do frevo aqui em Santa Cruz. Uma cidade com uma diversidade como essa não poderia deixar de passar em branco esse evento. Parabéns aos organizadores.