22 de fevereiro de 2008

Entrevista Falando Tudo

´´Eu seria irresponsável, nunca votei e nunca votarei contra o que for bom para Santa Cruz do Capiabribe``

Essa foi a frase dita pela vereadora da oposição Zilda Mena (DEM), durante entrevista hoje no programa Falando Tudo (veiculado pela 101,9 FM de segunda a –sexta-feira ao meio-dia) quando foi questionada se seria capaz de votar contra um projeto vindo do poder executivo municipal ou até mesmo dos seus adversários na Câmara de Vereadores, já que eles são seus inimigos políticos, mesmo sabendo que seria em beneficio da população.
Durante a entrevista vários outros temas relevantes, já que ao preparar a pauta das entrevistas a Central 101 de Jornalismo, tem o cuidado de agir com o profissionalismo(que já lhe é inerente) de propor questionamentos que venham a ser esclarecedores no sentido da prestação de serviço aos ouvintes e não estimular a politicagem que até hoje persiste na cidade.

A ´´guerreira``, como é chamada a vereadora, não responde a alguns questionamentos.

A vereadora Zilda, que recebeu o apelido de ´´guerreira`` já há muito tempo e até hoje ainda o usa ficou sem responder alguns questionamentos, que segundo ela não são oportunos e poderiam comprometer o bom andamento da entrevista e do discurso diferente que ela vem tentando utilizar.
Quando questionada, pelo ouvinte José Augusto, sobre qual será sua postura para com aqueles que a acusaram durante o processo que enfrentou e enfrenta, já que ela mesma havia dito que iria provar existir um complô a vereadora disse apenas: ´´diante do que ocorreu comigo eu me resguardo, porque coisas estranhas acontecem na política``.

´´Ser vereador é ter vocação``

Ao ser perguntada se de fato estar a tanto tempo na condição de parlamentar não acaba tendo a postura e os trabalhos comprometidos a vereadora respondeu: ´´não, é uma função espinhosa, mas para mim é ótimo, pois eu sou vocacionada e amo Santa Cruz do Capibaribe``.
Ela ainda citou o exemplo do vereador recifense, Liberato, que hoje tem mais de 80 anos, vários mandatos e muita disposição em trabalhar pela cidade.



´´Não está nada definido``

Esse foi outro momento da entrevista que a vereadora preferiu se abster de mais comentários. Quando o ouvinte Gilvano, do bairro da Nova Santa Cruz, questionou que chapa seria mais fácil para que Edson Vieira (deputado estadual pelo PSDC e pré-candidato a prefeito) ganhar, Toinho do Pará (deputado estadual pelo PTB e pré-candidato a prefeito) e Dimas (vereador, presidente da Câmara e advogado) ou Toinho do Pará e Zé Elias (atual vice-prefeito), a vereadora optou por não responder de maneira extensa e apenas comentou que não está definido o nome do vice que ira compor chapa com o deputado ´´Psdecista`` e que qualquer pessoa que for escolhida pelo partido terá o apoio dela.


Zilda tem vontade de concorrer na majoritária


Em outro momento do bate-papo a vereadora exprimiu sua vontade de concorrer na majoritária, ou seja, na condição de vice ou mesmo de prefeita.
De acordo com ela, em outro momento já teve vontade e quem sabe mais adiante possa o fazer. Zilda afirmou ainda que assim que as pessoas atentarem para a importância da figura da mulher na política santa-cruzense e que ela pode sim estar em uma majoritária, a cidade poderá ser melhor e a mulher, que de acordo com ela, hoje corre tanto e trabalha de maneira exacerbada possa ser valorizada.

Vereadora sai em defesa de ´´Mendonção``

A vereadora saiu em defesa do deputado-federal licenciado Zé Mendonça, conhecido como Mendonção. Pois de acordo com ela as acusações por parte da situação de que o parlamentar durante todo esse tempo jamais dispensou por Santa Cruz a atenção devida e que tudo de bom mandava e manda para Belo Jardim são infundadas.
Ela citou algumas obras, que de acordo com ela, vieram via o grupo (Mendonção, Mendoncinha, Edson Vieira, Zilda etc) e finalizou a parte dizendo: ´´Zé Mendonça foi solicito sim ele trouxe muita coisa``.
O fato é que muitos, até integrantes do próprio partido da vereadora, comentam que Mendonção durante todo esse tempo fez pouco caso de Santa Cruz. Aponta-se que ele vinha aqui apenas para angariar os votos e que depois esquecia que o município existia.
Zilda ainda desabafa e fala: ´´Será que a PE entre Pão de Açúcar e Jataúba, trazida via nosso grupo (incluindo Zé Mendonça), não conta?``.

Zilda cita Secretario de Saúde

A vereadora citou de maneira positiva o atual Secretario de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Carlos Lisboa. Segundo ela, ele tem se mostrado sensível às reivindicações que ela tem feito no sentido de beneficiar a população através de projetos que melhorem os serviços de saúde oferecidos no sistema municipal de saúde.

´´Falta Sintonia``

A vereadora afirmou faltar um pouco de sintonia entre os vereadores da bancada de oposição sim, no entanto, não concordou que a bancada esteja se comportando de maneira totalmente passiva e que não esteja desempenhando a contento e corretamente o papel de oposição.

´´O dinheiro não é suficiente``

Quando questionada sobre a necessidade de que os parlamentares têm de contratar um assessor de imprensa para lhes auxiliar na elaboração de discursos e ate mesmo na postura frente ao público, já que é claro e notório o despreparo de muitos em utilizar a tribuna e os microfones das emissoras, a vereadora concordou afirmando que tal sugestão (que, diga-se de passagem, foi dada pela Central 101 de Jornalismo) é positiva.
Porem, a vereadora conclui com um comentário não muito aceitável. Ela disse que o salário não é suficiente para contratar um profissional que tenha formação superior e que de fato não vá querer ganhar o valor que o profissional pode dispor.

Encerrando

A vereadora também abordou outros temas como educação, cultura, esportes e comportamento. Semana que vem tem mais Falando Tudo e às sete da manhã você acompanha o Jornal 101, jornalismo profissional com responsabilidade e Santa Cruz e região em evidencia.
Sem falar que através do Blog do Melqui você também fica informado sobre tudo que acontece na região.

Um comentário:

Jose Augusto Ferreira disse...

Eu não entendo como que nos cidadãos santacruzese podemos nos imfotmar melhor de algums assuntos que nos dizem respeito se quando fazemos alguma pergunta não temos resposta,eu não estou falando que a vereadora seja obrigada responde mais nos temos o direito de semos imformado como estão os poderes de nosso país seja ele federal,estadual ou municipal,então fica aqui mais uma vez minha pergunta.NO ANO PASSADO EM UMA DAS ULTIMAS REUNIÕES DA CAMARA O VEREADOR DIMAS DANTAS FALOU PARA A VEREADORA QUE ELA TERIA QUE APRESENTAR ALGUMA COISA QUE PROVASE O COMPLÔ QUE A VEREADORA FALOU QUE OS VEREADORES QUE VOTARAM AFAVOR DA SUA CASSAÇÃO TERIAM FEITO CONTRA ELA, NA MESMA REUNIÃO O VEREADOR DIMAS TAMBEM DISSE QUE ELA TERIA O PRAZOR DE 30 DIAS PARA APRESENTAR AS PROVAS SE NÃO ELA IRIA TER QUE RESPONDER UM PROCESSO DE FALTA DE DECORO JA QUE SE NÃO APRESENTASE LA TERIA FALTADO COM A VERDADE NA TRIBUNA,E ATE AGORA NADA OUVI FALAR SOBRE O ASSUNTO SE JA RESOLVERAM SE VÃO RESOLVER OU SE VÃO DEIXA PRA LA.Se alguem quizer mim falar sobre esse assunto eu ficarei muito agradecido.
Ja no caso que a vereadora falou que o senhor Zé Mendonça fez muito por Santa Cruz e verdade, mais ja esta na hora dele volta a trabalhar no presente, pois nossa cidade precisa de muitas obras hoje tambem.