20 de março de 2008

Entrevista- Jornal 101

´´È um trabalho espinhoso e muito gratificante``

Em entrevista hoje pela manhã ao Jornal 101 a conselheira tutelar, candidata a reeleição, Maria do Carmo falou sobre seus trabalhos pela causa da criança e o adolescente na cidade.
Quando perguntamos a mesma o que a credencia para concorrer ao cargo ela disse: ´´eu tenho realizado um bom trabalho junto ao Conselho Tutelar, sou fundadora do lar ágape, e trabalho como orientadora de liberdade assistida desde 2004``.
Ela ainda esclareceu o que vem a ser liberdade assistida: ´´trabalho na causa menores infratores que vão para a FUNDAC e como se comportam bem e melhoram sua conduta o juiz através de uma audiência libera o mesmo da reclusão e pede ao voluntário que o acompanhe``.
Ela disse ainda: ´´sempre me interessei pela causa da criança e do adolescente. A liberdade assistida inclusive esta sendo municipalizada. Ela hoje é coordenada pelo Cabo Nunes e conta com uma equipe de 10 pessoas``.
´´Nos verificamos se ele está matriculado na escola, freqüência escolar, visita a residência, conversa coma as pessoas da vizinhança, verificamos se ele esta dormindo em casa, se ele ta chegando tarde. Ele tem uma liberdade, mas uma liberdade assistida. O acompanhamento mínimo é de 6 meses, podendo ser ampliado por mais seis meses e caso o menor não se comporte pode voltar para a FUNDAC``

Por que ser conselheira tutelar?

´´Meu interesse em ser conselheira surgiu em 2000 quando a convite da prof. Avanísia assisti a uma palestra onde um grupo estava estudando a possibilidade estabelecer o Conselho Tutelar aqui, então na ocasião eu ganhei um estatuto e quando surgiu a proposta de instalar ele eu dei força para algumas candidatos. Me candidatei em 2005, e sou hoje candidata a reeleição``.

Que peso na decisão de se tornar conselheira teve a remuneração de três salários?

´´ Todo trabalhador é digno de seu salário, o salário mínimo deveria se de mil reais, pois assim tornaria a vida mais digna. Então é um salário, que não paga o trabalho de um conselheiro tutelar, pois é um trabalho muito espinhoso, lidamos com pessoas diferentes, inclusive alguns conselheiros já foram agredidos e ate mesmo ameaçados de morte. É gratificante o trabalho, quando resgatamos os direitos das crianças nos emocionamos``.

Imagem negativa do Conselho construída pela sociedade

´´Observamos que ao longo dos últimos três anos está havendo alguns esclarecimentos. Antigamente as pessoas pensavam que o Conselho Tutelar era a polícia, as crianças tem mais medo do carro do conselho do que o da policia. Esta imagem esta sendo reduzida, nos próximos três anos iremos trabalhar mais ainda para tirar essa imagem. Enquanto as pessoa não conhecerem verdadeiramente a função vão sempre ter essa imagem de que o Conselho Tutelar é o papa figo.

Apoios

´´Estou tendo apoio do meio evangélico e das pessoas amigas que me conhecem e acreditam que vou exercer um bom papel``

O executivo e o legislativo santa-cruzense têm dado a devida importância a causa?
´´Existem dificuldades, o poder executivo tem dado um suporte muito importante assim como o legislativo, mas cabe frisar que enquanto tiver gente liderando a comunidade existem as falhas. Sabemos que o executivo tem suas limitações mas mesmo dentro dessas limitações ele tem dado um bom suporte, embora isso possa avançar. O legislativo, assim como o judiciário, também tem apoiado``.

Maria do Carmo fala sobre adoção

´´Observamos que quem vai adotar uma criança tem que ter um preparo, uma orientação para que a criança tenha o mesmo direito e o mesmo amor que os filhos biológicos. A adoção eu vejo como um ato de amor``.

Eleições

Finalizando a entrevista Maria do Carmo frisou a importância de se participar da eleições: ´´a eleição do conselho é algo muito importante, pois é o povo que escolhe seus representantes para compor o conselho. Nós somos 10 candidatos cada pessoa tem seus pré-requisitos, capacidade, índole, experiências, limitações. É muito importante escolher uma pessoa para representar as crianças e os adolescentes, seremos nós -eu e você- os responsáveis de termos colocado as pessoas lá para trabalhar com a causa das crianças e adolescentes. O ato de escolher um candidato é democrático``.
Por fim ela divulgou sua legenda, 17, e tema ´´Uma conselheira atuante é Maria do Carmo``.

Segunda tem mais

Encerrando a série de entrevistas com os candidatos segunda-feira o Jornal 101 irá receber a presença do candidato à reeleição Edimauro. E na terça a presidente do COMDECA, Jaqueline Alves, que virá falar sobre o processo eleitoral e todas as características envolvidas. Os ouvintes podem participar pelo telefone 3731-3210 ou pelo e-mail ouvinte101fm@hotmail.com.

Nenhum comentário: