25 de setembro de 2008

Populãção quer jornalistas diplomados

Mais de 74% dos brasileiros defendem que o jornalista precisa de diploma para exercer a profissão. A pesquisa de opinião nacional CNT/Sensus foi divulgada ontem, em Brasília, pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), e mostra que os dois mil entrevistados em todo Brasil, apenas 13,9% são contra a obrigatoriedade do diploma e 11,7% não souberam ou não responderam.
O resultado foi comemorado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelos sindicatos de jornalistas. Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, este é o melhor apoio que a campanha poderia obter. “Esses números mostram que o brasileiro tem real dimensão da importância do jornalismo para o país e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados”, disse.
Ainda de acordo com Murillo, esse resultado fica ainda mais importante com a proximidade da votação da exigência do diploma pelo STF e espera que os ministros percebam o desejo da sociedade.
A pesquisa CNT/Sensus também indagou a população sobre a importância da criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Como resposta, pelo menos 74,8% dos entrevistados acham que o Conselho deveria ser criado.

Trazendo esse tema para a realidade santa-cruzense não pode ser diferente, afinal a profissionalização é necessária. E não são anos de experiência que preparam a pessoa para o jornalismo e sim as técnicas acadêmicas aliadas a prática. Fica assim o lembrete para quem atua na imprensa santa-cruzense e acha-se totalmente capacitados: nunca estaremos 100% e devemos ter a humildade de aprendermos uns com os outros.


Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: