27 de setembro de 2008

Qual a sua opinião?

Qual sua opinião sobre o desenrolar da trama do Debate da Capital Produções, cancelado ontem pela manhã após conversa entre a coordenação do evento e as assessorias das duas coligações políticas que disputam as eleições municipais de 5 de outubro?

´´Antes de tudo quero parabenizar este blog por proporcionar a respeitosa interação entre a comunicação social e a opinião popular a cerca de assuntos de elevada importância no âmbito democrático.
Venho, há tempos, acompanhado as noticias diárias promovidas pelos blogs da cidade e percebi que nada despertou mais a participação popular que os temas ELEIÇÕES, DEMOCRACIA, CANDIDATOS e POVO, ou seja, nenhuma notícia chamou mais atenção que as do período eletivo municipal. É ótimo! Não sei como seria se um direito (o de voto) que foi conquistado com tanta luta, garra e perseverança fosse tratado de forma secundária por aqueles o possui.
Observo as várias interpretações para com o desenrolar de algumas atitudes dos grupos políticos, como a do ultimo fato com o cancelamento do debate A Capital pela já antecipada não presença do prefeiturável Toinho do Pará. Já li interpretações que é um desrespeito para com a população, que o candidato faltou com a democracia, que tentou evitar confrontos, que houve mediocridade no oficio enviado à organização do evento, que burlou interesses do povo, entre outros. Como estudante aprendi que um dos princípios basilares do direito é o de não julgar sem antes ouvir a outra parte e, ainda vou mais afundo, que não se deve apenas ouvi a outra parte, mas também tentar entendê-la. E é nessa conjuntura que ensejo este texto. Pensando de forma sistemática, pergunto: Será que, no caso posto em questão, agir com democracia seria apenas o candidato Toinho do Pará comparecer ao debate? E o porta-a-porta, o olho-a-olho com as pessoas também não seria um meio de discutir idéias, plano de governo e observar diretamente as necessidades de cada bairro? Nos dois casos vejo a democracia, no primeiro um debate preferível para alguns, no segundo uma necessidade para outros. Logo não há em que se falar em burlar interesses do povo, como já dito umas pessoas preferem um meio e outras preferem outro meio para que com elas os candidatos possam interagir, portanto torna-se muito subjetivo o termo “burlar interesses”, o seu pode ser diferente do meu e vice-versa, aqui há é de se respeitar a diversas opiniões das pessoas e os rumos tomados pelas coligações.
Se é medíocre o oficio enviado à organização do evento, mais uma vez indago e concluo: Há mediocridade em afirmar que a participação no evento foi comprometida porque compromissos diretos anteriormente pré-estabelecidos com a população têm prioridade?
Torço eu que se pense que não!
Longe de mim por em questão a seriedade ou organização do evento, ate porque também é importante haver debate (como o já acontecido pela FADIRE), mas na verdade o que se vê ao redor do local onde se encontram os prefeituráveis no debate são verdadeiras torcidas organizadas prontas a fazer barulho e soltar rojões quando seus candidatos terminam a fala, parecendo mais uma política der pão e circo, que é deplorável para uma questão tão séria que é a escolha do administrador da cidade.
O que tento expor é que não há só uma maneira de se fazer democracia e que coligações vão procurar seus meios para desenrolar suas campanhas, é tanto que (é de se presumir) a coligação oposicionista irá daqui ao encerrar do período de campanha bater e muito na tecla dos debates e a coligação de situação irá argumentar seus propósitos.
Claro que eu gostaria que acontecesse outro debate entre os candidatos, mas se o rumo de campanha entre os dois divergem temos mais é que respeitar e não argumentar que faltou com a democracia ou com respeito ou ainda mais querer de fim a força que aconteça um evento para saciar apenas nossos desejos, para nos sentirmos livres e democráticos. Temos é que tentar entender os dois lados, pesarmos e tirarmos conclusões, além do mais “não adianta ser livre se tanta gente vive sem ter como comer”
E isto sim é lastimável!


Edson Filippe Bezerra do Nascimento
Acadêmico de Direito

10 comentários:

Euzébio Pereira Neto disse...

Amigos,

A democracia é isso, uns METEM e dizem que tudo é armação da oposição que preparam SILADAS para o candidato ‘Toinho do Pará’. Outros, de inocentes ou a mando daqueles, saem com um batalhão de choque em defesa de algo que, evidentemente, não há justificativa. Há, ainda, aqueles que estão na oposição e não fazem nada de útil para a mudança da cidade e apenas criticam a situação.
A democracia é isto! Muitas opiniões, muitas vezes (e na maioria delas) distintas em seu conteúdo, mas iguais em seus ideais, para bom ou ruim.
Amigo Felippe, o que pretendi colocar, em minhas breves palavras, sobre o caso do “Debate a Capital", foi a importância do debate de idéias, da necessidade de os candidatos defenderem suas proposituras, de mostrarem, para a maioria da população como guiarão a cidade após 1º de janeiro de 2009, de falaram, para a maioria da população (esperava-se 15.000 pessoas nas proximidades da Câmara e os demais cidadãos de SCC poderiam ouvir pelas rádios) se realmente têm capacidade de nos representar, e o faço com suas palavras, pois já imaginou se o nosso direito (o de votar) fosse visto como secundário por aqueles que governam? O marco da democracia é o voto, sim! Mas a democracia está em tudo, na capacidade de cobrar, no orçamento participativo (que o atual prefeito prometeu há 08 anos e não implementou), contas públicas limpas (que Zé Augusto, Zilda Moraes, Nailza Ramos e Aragãozinho não tem, segundo o TCE), da busca pela saúde de qualidade, pela cobrança por educação de qualidade e para todos, de justiça social para todos, sem exceção!
Li comentários, sobre minha opinião a cerca do caso do debate, dizendo que eu tinha me posicionado em favor de Edson Vieira, discordo daqueles e digo que o que falei foi que é de se lamentar o fato de o candidato haver confirmado presença e depois sair desmarcando todos os debates por não ter se saído bem em um. Acredito que muitos haverão de concordar (mas outros não) que o presidente LULA foi o melhor que o Brasil, Pernambuco e SCC já viram, e sua capacidade não está em curso superior, mas sim nos seus ideais, nas pessoas que o cercam e no governo que amplia o conceito de democracia, onde há seriedade quando o assunto é o povo. Nunca vi Lula correr de debate, nem contra FHC, um dos mais renomados DOUTORES que o Brasil tem.
Por tudo isso, acredito que os que criticam o candidato Toinho do Pará sobre este tema tem razão, os que o defendem, em alguns pontos, também tem razão, mas no fim temos que tomar decisões baseados no contexto global e ai, amigos, temos que analisar com seriedade, tendo o máximo de respeito pelo outro e por si mesmo, analisando, enfim, criticamente todos os candidatos.
Repito, é LASTIMÁVEL o fato do candidato Toinho do Pará não comparecer ao debate de idéias proposto pela Capital Produções, bem como é LASTIMÁVEL que no planeta existam a fome, a pobreza, a desigualdade social, e demais heresias que nos circulam!
Mas como queremos mudar isto, toda esta hipocrisia que ronda nosso planeta, temos que usar nosso direito (o de votar) para mudar essa realidade!

Abraço a todos

Euzébio Pereira Neto
Presidente da UESCC e Acadêmico em Direito

"O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."

Anônimo disse...

Euzébio é um Boca Aberta clásico.

Anônimo disse...

Euzébio para quem se diz do PT você está saindo um belo do eleitor do DEMO. Igual a seu mestre Afrânio que saiu do PT e foi para o partido mais de esquerda que o Brasil já conheceu: o PSDC. E ele, candidato, e você, eleitor, se dizem de esquerda. Uma ótima piada. Ah, Edson Vieira também deve ser um homem de esquerda, de causar inveja em Lula, Luis Carlos Prestes, Carlos Mariguela, Lamarca, Brizola, Eduardo Suplicy etc. Parabéns, você e Afrânio mostraram que aprenderam direitinho com o PT "o projeto do poder pelo poder" com alianças das mais duvidosas. Até lula está ruborizado com tanta sede que se foi ao pote (ou seja, a fome de poder). Este é um caso em que a criatura foi além do criador.

Euzébio Pereira Neto disse...

Amigo anonimo,

1- Não discuto com anonimos;

2- Não sou do PT e nem filiado a nenum partido político.

Abraço.

Euzébio Pereira

"O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."

Anônimo disse...

Democracia, democracia, democracia... sabemos que esse não é o motivo pelo qual um dos candidatos confirmou a não ida ao debate. A política de Santa Cruz é "nojento", mas não precisamos "desfarçar" a realidade.

Anônimo disse...

Responda minhas afirmações colega Euzébio, não fujas do debate se não teme-o, dessa forma parece que tenho a razão, gostaria que você tentasse me convencer que estou errado.

Anônimo disse...

Interessante como pessoas escondem-se atrás de alguns critérios ultrapassados para dar credibilidade aos seus posicionamentos!

Não há necessidade de se intitular acadêmico de direito! há mto tempo ser estudante de direito deixou de ser privilégio de mentes pensantes.

Conheço mtas pessoas q têm opiniões mto coerentes que se quer concluiram o ensino médio.

Se intitular acadêmico de direito é uma forma arrogante de querer apresentar uma superioridade sobre as demais pessoas e querer impr uma credibilidade forçada ao que se está dizendo!!!

Por casos assim é q o curso de direito infelizmente é visto como um curso de pessoas arrogantes e prepotentes!!!


E ainda escrevem METEM, ao invés de MEnTEM; SILADAS ao invés de CILADAS!!!!

A pobre da Deusa da Justiça é cega para não ver barbaridades como essa!!!

Anônimo disse...

Caro amigo anônimo:

Em primeiro plano quero esclarecer algo que você, não sei se por falta de atenção ou por mera ignorância de seus pensamentos, não tentou enchegar de forma sistemática.

O fato é que: O que você afirma ser uma forma de se intitular para dar superioridade e credibilidade forçada ao que foi exposto do texto é, na verdade, apenas o intuito de se indetificar de onde partem as várias opiniões formuladas neste blog.

É bem verdade que não só há acadêmicos de direito se "intitulando", há também professores, comerciantes, economistas, estudantes de ensino médio, enfim, toda gama social se apresenta dessa forma. São apenas funções e nada mais. Eu desempenho uma função, você outra, aquele mais uma função, etc... isso não indica a superioridade de uma pessoa.

Seria ótimo contarmos com opiniões coerentes de pessoas de todos os âmbitos, desde um Doutor em alguma área até uma pessoa que não tenha estudos. Afinal pensar não dói e nem paga e o que vale mesmo, sabemos, é o conteúdo.

Seria ótimo que o senhor se identificasse em suas explanações, pois, creio que tembém pense assim, é bem melhor debater idéias com quem se apresenta para dar "a cara a tapa".

Ah! Perdão, devo estar interagindo com algum tipo de máquina, pois a mesma não comete erros.

e concluindo...
"Há muito tempo O ENSINO SUPERIOR deixou de ser privilégio para mentes pensantes"

No mais, reitero seus votos de ignorância!

Anônimo disse...

ENXERGAR!!!!!!!

Anônimo disse...

Sabia que você desvirtuaria o assunto e te dei margem para isso!

Os erros estão propositais no texto.
Acho que não percebeu, mas tem ainda INDETIFICAR ao invés de IDENTIFICAR e TEMBÉM ao invés de TAMBÉM. Dois erros de digitação e um ortográfico mesmo.

Obrigado pela correção.