25 de novembro de 2008

Denúncia: universitários arriscam suas vidas em viagens à Campina Grande

É cada vez mais preocupante a situação em que se encontram as viagens dos estudantes universitários santa-cruzenses que viajam diariamente a Campina Grande (Paraíba).
Os ônibus que realizam o transporte são da empresa TRANSCAPIBARIBE, que é de propriedade do senhor Ivan Deco (ex-presidente do Ypiranga), e estão totalmente sucateados. Para se ter uma idéia o motor de um dos veículos possui uma gambiarra com um pedaço de madeira e tira de tecidos.
Praticamente todos os dias os veículos quebram em algum ponto do trajeto e deixam os estudantes na mão com grande prejuízo, já que sempre tem alguém que precisa fazer prova e termina perdendo a mesma pelo tempo que os ônibus ficam quebrados na estrada.
Ontem a viagem foi inesquecível, os ônibus quebraram na ida ficando duas horas parados na estrada e prejudicando muitos estudantes que perderam suas provas e avaliações. Ao quebrar os estudantes desceram e perceberam o estado em que se encontram os veículos. Gambiarras, freios comprometidos, faróis quebrados constantemente são algumas das falhas existentes.
Na volta ocorreu o mesmo os ônibus quebraram e ficamos em Campina Grande até meia-noite, chegando em Santa Cruz apenas as 2h da manhã.
Os motoristas fazem verdadeiros milagres em conseguir colocar aquilo que parece mais uma ´´banheira`` ambulante do que ônibus para andar.
O fato é que o senhor Ivan parece não ter condições de manter uma empresa de transporte funcionando e leva adiante o péssimo serviço oferecido pela TRANSCAPIBARIBE. As viagens se tornam verdadeiras aventuras já que pelo péssimo estado da frota de Ivan (que se resume a três ou quatro veículos velhos e deteriorados) é um risco, inclusive de morte
Fica então expresso aqui a indignação que creio ser de todos que fazem parte do universo apresentado. E a chamada de atenção ao senhor Ivan Deco para que se oriente e faça uma revisão descente em seus veículos. Caso contrário desista do ramo. Pois se não tem como manter uma empresa não adianta querer levar adiante a precariedade de serviço que vem prestando.

7 comentários:

Anônimo disse...

Melqui, o maior problema não é a precariedade dos ônibus, é a falta de união e organização dos estudantes santacruzenses que viajam diariamente pra Campina. Quando um serviço vai mal, troca-se de empresa, e ponto final. Mas percebe-se que esta não é a vontade da maioria, a lógica parece ser "deixa como está pra ver como é que fica".

Anônimo disse...

Essa história é velha demais... passei 5 anos presenciando essa conversa, ônibus quebrados, irregular. Já houve até denuncia, todo mundo ficou zangado pq teve que pagar mais caro na concorrencia. Ivan está pouco se lixando com os estudantes e os esudantes estão pouco se lixando pra segurança, não querem pagar mais caro!!

Anônimo disse...

atitude normal do Santa Cruzense..."vamos ver como fica"

Anônimo disse...

Concordo com Marcelo, o problema não é a Transcapibaribe ou seu proprietário, pois ninguém é diretamente obrigado a continuar com esse prestador de serviço. Talvez o problema seja a falta: de educação de uns, dinheiro de outros, de consciência e vontade política de outros...

Anônimo disse...

Concordo com o que Marcelo disse, nós é quem pagamos, nós é quem escolhemos, todos sabem que existem outras empresas que podem fazer o transporte, infelizmente são mais caras, mas devemos avaliar o preço de nossas vidas, que pelo visto não está valendo nem o preço de um motor novo!
Viajo há 4 anos com a empresa citada e a cada ano a situação só piora, e não há nada que me faça crer que vá haverão melhorias nos ônibus...

Anônimo disse...

Se vcs estão com ele até hoje
é porque querem e não porque são obrigados.

Muda de empresa e pronto!

Sera q sua vida não tem um valor maior????

Anônimo disse...

Detalhe: Onde fica a responsabilidade do ciretran de SCC em deixar uma frota como essa circular sem a mínima condição?

Resumindo: Qual a eficiência dos orgãos de trânsito (polícia, ciretran, etc) diante de situações desse tipo?

Isso é vergonhoso e absurdo.