31 de março de 2009

NO PALÁCIO DAS COMUNICAÇÕES

Tudo começou em um chamego de adolescentes quando o município ainda respirava os ares de cidadezinha do ´´interiorzão`` pernambucano.
Namorando a vizinha da frente da Amaral Publicidades (difusora- único veiculo de comunicação existente no final do século XX em Santa Cruz do Capibaribe) Ronaldo Pacas, hoje com 46 anos, logo apaixonou-se também por rádio.
Naquele tempo visitando sempre a difusora, eis que surge uma chance para operador e posteriormente para locutor e ali ele deu início a sua saga radiofônica. Naquela época, apresentando o programa ´´De alguém para você``. Onde permaneceu por quatro anos.
Em 1984 chega à cidade a Rádio Vale do Capibaribe. E com ela uma enxurrada de candidatos a uma das vagas de locutor naquela casa que viria a ser o ´´Palácio das Comunicações``, como chama Pacas.
-
Os selecionados

Na peneira das seleções o radialista foi escolhido juntamente com outros ícones da imprensa local e permanece até hoje na emissora pioneira da ´´capital das confecções``.
-
Positivo e negativo

Em conversa com alguns amigos percebemos a confirmação de características percebidas em nossos contatos cotidianos.
Espontâneo e polêmico, Pacas consegue exprimir com facilidade sua opinião e pensamento acerca dos assuntos em pauta nos contextos em que esteja inserido. E é exatamente essa facilidade em demonstrar suas idéias que às vezes o faz ser olhado com cuidado e espreita pelos que o cercam.
Falante e de ´´coração mole``, RP consegue com facilidade levar adiante no dia-a-dia o ato de auxiliar os menos favorecidos financeiramente.
Um profissional de mão cheia que conseguiu em uma quarta-feira de cinzas levantar R$2.000,00 para bancar uma intervenção cirúrgica de um necessitado, que se quer conhecia, e permanece até hoje prestando o serviço de agilizar o atendimento aos que necessitam e que não encontram no Poder Público Municipal o auxílio necessário e garantido por lei.
´´Um grande ser humano, exemplo de amigo``. Não acharíamos definição melhor para Pacas.
Prestativo e atencioso, Ronaldo em diversos casos intercedeu de forma veemente por alguns de seus amigos que passaram por momentos desoladores de desemprego e até mesmo de fome.

-
Música e alegria
Proprietário de banda (durante muito tempo manteve a banda Sabor de Mel), Ronaldo já se apresentou em várias cidades pernambucanas e paraibanas. Chegando a tocar em um evento beneficente na capital paraibana (João Pessoa) para um público formado por senadores e deputados federais.
Em conversa conosco Pacas admitiu que um de seus arrependimentos é não ter levado adiante o projeto da banda, que por vários motivos foi finalizado.

-
Renovação constante

O rádio vicia. A afirmação de autoria do próprio Ronaldo Pacas reflete bem sua permanência, otimismo e renovação diária em falar aos microfones.
Mesmo com sua ´´cabeça tendo sido negociada``, isso há dois anos, quando o prefeito à época ajustava com o gerente da emissora o preço de sua demissão, Ronaldo continuou firme e forte em seu pretexto de fazer imprensa de forma séria, imparcial e comprometida tão unicamente com a sociedade e o bem estar da mesma.
Sem mencionar que na ocasião da possível degola o chefe de Ronaldo pediu um valor superior ao então prefeito. Não achando uma ´´brecha`` para a demissão o negócio foi desfeito.
Após não ter conseguido providenciar a saída de Ronaldo da Rádio Vale AM, o chefe foi à Recife e fez a caveira (denegriu a imagem) de Ronaldo junto aos donos da emissora, ou seja, o grupo Mendonça. Atitude desperdiçada, já que pela convivência e amizade junto a Ronaldo, os ´´Mendonças``(como era e é chamada até hoje a família dona da emissora) ignoraram as atitudes do gerente.
-
Queima geral
Recentemente uma figura política de Santa Cruz tentou mais uma vez complicar a vida de Ronaldo. Ela esteve tentando ´´envenenar`` um colega de grupo, insinuando que a permanência de Ronaldo na equipe da TV Pernambuco prejudicaria um possível contrato com o Moda Center Santa Cruz.
-
Adaptação

Capaz de se adaptar facilmente às adversidades e atualizações do mercado de trabalho Ronaldo mantém uma linha séria de jornalismo ético e responsável e tem demonstrado capacidade em encontrar talentos e exibi-los ao público.
Por suas mãos já passaram vários. Alguns deram certo e hoje trilham seu próprio caminho, outros como o próprio Ronaldo define ´´decepcionaram e não valem nada``.
-
Ronaldo prefeito

Figura política conhecida na cidade e em toda região, Pacas em diversos momentos foi cotado como possível nome para disputas políticas pela ala mais tradicionalista da política santa-cruzense.
Um dos momentos foi em 2004 quando chegou a ser apontado como componente da chapa majoritária da ala oposicionista. Logo depois, no entanto, teve seu nome retirado do páreo e permaneceu naquele que sempre foi o seu lugar, o ´´Palácio das Comunicações``.

-
Formação empírica

Sem nunca ter freqüentado o curso de jornalismo Ronaldo possui uma capacidade ímpar de memorização e leitura que deixa alguns supostos ´´aspirantes`` a radialistas que nem com muita dedicação conseguiriam realizar.
Interpretar com riqueza de detalhes os fatos noticiados é uma das características de Ronaldo locutor.
Pai atencioso e calmo, amigo dedicado e prestativo, esposo zeloso e profissional impecável são algumas das características de Ronaldo Pacas.
Sobre arrependimentos Pacas diz ´´deveria ter aproveitado mais algumas oportunidades que passaram``. Sonhos: ter uma rádio comunitária própria.
Em apenas uma frase dita pelo próprio Ronaldo fica resumido e evidenciado o quanto humano ele é : ´´meus amigos também são minha família``.

-
Texto apresentado como avaliação do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, pelo aluno Melqui Lima

Nenhum comentário: