29 de maio de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Em uma noite onde a mídia esteve no centro dos debates, a população pôde conferir vários pontos de vista sobre o que significa liberdade de imprensa, seriedade e ética profissional. Confira abaixo a síntese dos discursos da noite de ontem.

Deomedes Brito – no primeiro pronunciamento da noite o vereador se referiu a visitas feitas por ele a várias localidades de Santa Cruz, em especial ao bairro da Palestina, onde detectou alguns problemas, principalmente de saneamento. Ele também falou de ações realizadas pela secretaria municipal de Ação Social, que segundo o parlamentar vem desempenhando um ótimo papel junto à sociedade local. Para finalizar, o vereador se referiu a requerimentos e projetos de lei apresentados por ele a Câmara Municipal.

Zezinho Buxinho –
ele abriu seu discurso se referindo à importância de se investir no esporte amador na nossa cidade como forma de socialização dos jovens. O vereador também falou do problema dos buracos em Santa Cruz, que segundo o vereador vem trazendo muitos prejuízos para toda a sociedade. Ele também trouxe o tema dos carros, discutido na última sessão, de volta ao plenário, afirmando que é praticamente impossível manter um veiculo, indo e vindo para Campina Grande todo os dias sem cobrar nada à ninguém, pois os custos são altos e as dificuldades enormes.

Ernesto Maia – o vereador dedicou sua fala ao projeto de lei apresentado por ele à Casa, que propõe que a administração municipal homenagear duas personalidades (uma viva e outra já falecida) por ano em suas festas juninas, já que atualmente apenas uma pessoa é referenciada, à exemplo do que já acontece em Caruaru. Ele lembrou ainda que a homenagem feita a Francisco Amaral em 2009 é justíssima.

Dimas Dantas – o parlamentar abriu seu discurso falando de conquistas do governo de Toinho do Pará, exaltando obras e serviços ofertados a população de Santa Cruz. Dimas citou ainda o problema do saneamento básico, que boa parte da cidade enfrenta, alertando a todos que isso deve ser preocupação de todos os governantes. Para finalizar Dimas citou os questionamentos que a imprensa local vem sofrendo ultimamente, e afirmou que a sociedade precisa de informação, e para isso os profissionais da mídia teem que se qualificar, sem deturpar ou manipular informações.

Afrânio Marques – em sua fala o vereador citou uma visita feita por ele à Central de Abastecimento do município para apurar denuncias de irregularidades. Outro ponto abordado por Afrânio foram os problemas enfrentados pelos comerciantes do “calçadão” do Moda Center, que segundo ele vêem inviabilizado os seus negócios. O vereador foi mais um que mencionou o papel fundamental da imprensa, ressaltando que a mídia tem que ser livre e soberana, sem manipulações. Afrânio se referiu aos profissionais Melqui Lima e Ney Lima dizendo que ambos são vitimas de perseguição política. Segundo o parlamentar algumas pessoas tentam comprar profissionais da imprensa para terem interesses próprios defendidos.

Francisquinho – em sua participação o legislador se referiu a entrevista concedida pelo ex-prefeito José Augusto Maia à Rádio 101 FM na última sexta-feira, afirmando que o ex-prefeito não poderia ter atacado a Rádio Comunidade, já que o próprio já utilizou demais o espaço da mesma. Francisquinho disse também que existem processos tramitando contra o ex-prefeito. Para finalizar, o parlamentar disse que José Augusto deveria se dedicar à uma ação que existe da atual administração municipal contra o mesmo, que se refere à uma cobrança de dívida de mais de 500 mil reais por causa de irregularidades da administração passada.

Junior Gomes – em seu discurso Junior também se reportou à mídia local, dizendo que assim como em outros ofícios, também na área existem bons e maus profissionais, que manipulam informações e acabam prejudicando toda sociedade. Junior foi mais um que se referiu a Melqui Lima e Ney Lima, que segundo ele, vêem exercendo o papel de imprensa livre e soberana. Júnior disse que não é a oposição que quer processar o ex-prefeito, mas sim o Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Dr. Nanau – na volta ao uso da tribuna Nanau justificou sua ausência na mesma nas últimas duas sessões, dizendo que o motivo foi um trágico acidente ocorrido com um ex-cunhado seu. O vereador apelou ao prefeito Toinho do Pará, para que o mesmo busque uma forma de resolver o drama do transito local, que está a cada dia mais desorganizado. Ele também parabenizou o vereador Afrânio por ter conseguido uma emenda parlamentar, no valor de 500 mil reis, com o deputado federal Paulo Rubens para a edificação da agência local do INSS. Nanau ainda condenou a postura de Ernesto Maia que na última sessão condenou Afrânio, pelo esmo ter procurado políticos de outras alas para obter recursos para o município.

* Os vereadores Diogo Moraes e Fernando Aragão não usaram a tribuna para discursos.

Nenhum comentário: