14 de agosto de 2009

Josildo Sá e Elba Ramalho fazem show no fim de semana na Festa das Dálias

A sexta-feira (14) abre a programação de shows no Palco Pernambuco Nação Cultural, principal polo de animação da 10ª Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte. O palco principal fica na Praça Padre Otto Sailer e as apresentações começam às 22h. Até o domingo (16),último dia do evento, passam por lá grandes atrações da música nacional e regional, como Lenine, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche.
-
A estreia do espaço será em ritmo junino com Forró Taquara, Josildo Sá e Elba Ramalho. Natural de Taquaritinga do Norte, o Forró Taquara promete esquentar o início da noite na cidade. Josildo Sá é o segundo a se apresentar com seu samba de latada, que mescla instrumentos de orquestra ao tradicional ritmo nordestino. A estrela da noite é a cantora paraibana Elba Ramalho, que traz para este show sucessos de seus 30 anos de carreira e músicas de seu novo disco Balaio de Amor.

-

Já quem quiser começar a curtir os shows um pouco mais cedo pode conferir as atrações do Palco de Cultura Popular, localizado na Praça Antônio Pereira, a partir das 21h. Por lá, quem comanda a noite são as bandas Maurinho e Cultura Nordestina e Casacão de Couro, respectivamente, de João Alfredo e São Vicente Férrer.
-

No sábado (15), último dia do Palco de Cultura Popular, a Praça Antônio Pereira abriga shows de Geneci de Triunfo (Conexão PE) e MPBaião, com início previsto para as 21h. Depois do músico sertanejo que abre a programação, a MPBaião traz repertório de músicas consagradas de MPB numa releitura em xote e baião. Já no palco principal, o público confere, a partir das 22h, apresentações do cantor Charles Theony, o romantismo de Edu e Maraial e a apresentação vibrante de Lenine, que encerra a noite.

No último dia da festa, o domingo (16), os ritmos carnavalescos tomam conta do Palco Pernambuco Nação Cultural, ao som de Almir Rouche e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a partir das 15h30. Antes, o Palhaço Xililique, de Limoeiro, faz a alegria da garotada na Praça Padre Otto Sailer, por volta das 14h.

OFICINAS – O sábado (15) marca o término das oficinas culturais de Taquaritinga do Norte. Os participantes dos minicursos Dança Popular, Vestindo o Personagem, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato em Fibra de Bananeira e Estampando a sua Criatividade, mostrarão o resultado do que aprenderam ao longo da semana, numa cerimônia marcada para as 14h30, no Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic), localizado PE 130, km 8 no bairro do Jucá.
-
SALA MULTIMÍDIA – Neste fim de semana, o público também poderá curtir a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado no Centro de Artes Júlio Cazé, o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 10 às 12h e das 14h às 18h.

CINEMA – Os cinéfilos contam ainda com a programação do Festival Nacional de Vídeos de Curta-Metragem Curta Taquary, que conta com apoio da Fundarpe. Nesta sexta-feira (14), o público confere vídeos da Bahia, São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Em destaque, o filme A Vermelha Luz do Bandido (SP) – que homenageia obra do cineasta Rogério Sganzerla – e os pernambucanos O Coco de Zé de Teté (narrando a história do mestre coquista de Limoeiro) e Prîara Jõ – Depois do Ovo, a Guerra, retratando o cotidiano da juventude indígena.

O sábado (15) ainda reserva para o público o último dia do Curta Taquary, com mostra especial de vídeos de realizadores do próprio município. De acordo com a organização do festival, há três meses o cineasta Beto Normal ministrou uma oficina para que moradores locais aprendessem o processo de realização de um filme e pudessem formar, explorar e incentivar os realizadores e o cinema local. O resultado pode ser conferido no sábado, às 18h, logo após a premiação dos curtas em competição.
-
CORTEJOS – As ruas do centro de Taquaritinga serão invadidas por um cortejo popular no último dia de festa, domingo (16). A concentração será na Avenida Sorocaba, às 15h. Os artistas desfilarão pelas vias da cidade até chegar à Praça Padre Otto Sailer, em frente ao palco principal. Participarão do cortejo os Bonecos Gigantes do município de Feira Nova; a Associação de Bacamarteiros, de João Alfredo; o Caboclinho Sete Flechas, de Goiana; Banda Fanfarra Novo Impacto; Sociedade Dom Bosco, de João Alfredo; Orquestra de Frevo Raízes da Terra, de Feira Nova; Bloco das Calus, de Feira Nova; Boi da Cara Branca, de Limoeiro; Boi Pavão, de Limoeiro; e Bonecos Gigantes de João Alfredo.

NAÇÃO CULTURAL – Organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias integra Festival Pernambuco Nação Cultural, série de festividades que percorre todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, difundindo a cultura pernambucana.

Esta é a sexta cidade por onde passa o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já marcou presença em Goiana (30 de março a 5 de abril), São José do Belmonte (de 25 a 31 de maio), Garanhuns (entre os dias 16 a 25 de julho), Triunfo (entre os dias 25 e 7 de agosto) e Pesqueira (de 3 a 8 de agosto). Depois de Taquaritinga, o Festival passa por Gravatá (Festa da Estação, entre os dias 17 e 22 de agosto); Petrolina, em setembro; Floresta, em outubro; Palmares (entre os dias 23 e 28 de novembro); e em Exu, no mês de dezembro.

-

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: