14 de agosto de 2009

TECNOLOGIA

Continuação do texto como “VOCÊ FAZ BACKUP?”
ONDE ARMAZENAR OS DADOS BACKUPEADOS

Devem ser levados em consideração o volume de dados que precisam ser armazenados e a periodicidade de renovação do backup. A escolha da mídia dependerá desta análise.

Alguns exemplos de mídias de armazenamento de backup: discos rígidos, CD/DVDs, pen drives, servidor de armazenagem remoto acessado via FTP, etc.

É recomendável armazenar os backups em pelo menos dois lugares: um interno à empresa (por exemplo, um disco rígido em outro micro, acessível pela rede), que permita fazer uma restauração rápida (por exemplo, recuperar um arquivo que tenha sido inadvertidamente apagado) e outro que possa ser armazenado fora das dependências da empresa (CD/DVDs, fitas magnéticas, etc), de maneira a deixar os dados a salvo de problemas físicos que destruam não só os dados originais mas também o backup interno (furto, incêndio, etc).

QUAIS OS TIPOS DE BACKUP?

Os três principais tipos de backup são:

COMPLETO, INCREMENTAL E DIFERENCIAL.

Estes três tipos trabalham em conjunto para tanto otimizar a performance do processo de fazer os backups quanto diminuir o espaço necessário para armazenar os backups gerados.


1. BACKUP COMPLETO: são incluídos todos os arquivos sempre que o backup for feito. Este é o tipo de backup mais abrangente e é o único que pode ser usado independentemente dos outros – se você quer utilizar apenas um tipo de backup, utilize o backup completo.

1.1 Vantagem: é o tipo de backup que tem a restauração completa mais rápida e descomplicada, pois todos os seus arquivos estão sempre contidos no último backup realizado e podem ser restaurados de uma só vez.

1.2 Desvantagem: é o tipo de backup que mais demora para ser feito e o que mais ocupa espaço.


2. BACKUP INCREMENTAL: somente serão incluídos no backup os arquivos que tenham sido alterados recentemente. O backup incremental deve sempre ser utilizado em conjunto com o backup completo.

Por exemplo:
Backups incrementais de segunda a quinta e backup completo na sexta.

2.1. Vantagens: backups mais rápidos e menor necessidade de espaço para armazená-los. Além disto, o backup incremental permite guardar várias versões de um mesmo arquivo.

2.2. Desvantagem: numa eventual restauração, não basta restaurar o backup completo – você deve restaurar primeiro o backup completo mais recente e depois todos (um a um e em ordem cronológica de geração) os backup incrementais gerados posteriormente.


3. BACKUP DIFERENCIAL: somente serão incluídos no backup os arquivos que tenham sido alterados desde o último backup completo. O backup diferencial deve sempre ser utilizado em conjunto com o backup completo. Por exemplo: backups diferenciais de segunda a quinta e backup completo na sexta. O primeiro backup diferencial gerado após um backup completo equivale a um backup incremental. Os backup diferenciais subseqüentes vão afastando-se do backup incremental e aproximando-se de um backup completo. Quando é gerado um backup completo, inicia-se novamente o ciclo.

3.1. Vantagens: backups mais rápidos e menor necessidade de espaço para armazená-los.

3.2. Desvantagem: para restaurar completamente seus arquivos, não basta restaurar o backup completo – você deve restaurar primeiro o backup completo mais recente e depois o backup diferencial.



Prof. Jadiel F. de Melo Mestre
Bel. em Sistemas de Informação.

Nenhum comentário: