21 de agosto de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a terceira sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Fernando Aragão
– na abertura dos discursos o presidente da Casa se referiu a acusações feitas recentemente contra ele, pelo fato das contas referentes à administração do ex-prefeito José Augusto Maia, do ano de 2006, ainda não terem sido levadas à tribuna da Câmara. Segundo o vereador as acusações são injustas, pois as contas serão lidas, encaminhadas às comissões e votadas em plenário, pois de acordo com ele, tudo vem ocorrendo com muita transparência em sua gestão. Fernando também citou sua preocupação em relação à deficiência do abastecimento d’água em vários setores da cidade de Santa Cruz que ainda carece de um sistema mais eficiente.

Diogo Moraes
– em sua fala o parlamentar afirmou ter ido recentemente à COMPESA para cobrar alguns serviços de melhorias ao município, e se referiu especialmente ao projeto de abastecimento a partir do açude das Porteiras, que segundo Diogo com a obra concluída vários setores da cidade serão beneficiados. O vereador ainda falou sobre a palestra ocorrida ontem no Teatro Municipal, na ocasião os palestrantes e a platéia debateram os efeitos das drogas em nossa sociedade, especialmente o crack. Diogo fez questão de frisar que medidas urgentes teem que ser adotas para evitar que as drogas entrem de vez nos lares de todos os cidadãos.

Dimas Dantas – em seu discurso ele parabenizou o secretário de obras do município Galego de Mourinha, por ter acionado o Ministério Público contra alguns proprietários de loteamento que tiveram que assinar um termo de ajuste de conduta para legalizar a situação de muitos que vem prejudicando toda a cidade. Outro ponto abordado por ele foi a necessidade urgente que a cidade tem de passar por uma reforma administrativa no poder executivo, pois segundo Dimas, medidas drásticas terão que ser adotadas o quanto antes, para garantir o futuro de Santa Cruz do Capibaribe. Para finalizar ele citou a situação complexa pela qual a área de saúde da cidade passa por conta da ineficácia do quadro de médicos de nossa rede pública, para ele esses profissionais querem fazer da cidade refém dos mesmos.

Deomedes Brito – no uso da tribuna o legislador citou a reunião ocorrida no Teatro Municipal, ocasião na qual os presentes debateram os efeitos das drogas em nossa sociedade. Ele foi mais um a abordar o tema do fornecimento d’água em várias comunidades de Santa Cruz, e apontou algumas alternativas que poderiam garantir um abastecimento eficaz por muito tempo à toda a cidade. Outro ponto abordado pelo vereador foi a garantia dada elo secretário das Cidades, Humberto Costa, quanto à edificação de uma praça pública na comunidade o Santo Agostinho.

Zezin Buxin – em seu discurso o vereador se referiu à necessidade de se construir o açude das Porteiras, que seria segundo ele algo muito importante, pois vários setores da cidade serão beneficiados, mas segundo o parlamentar é fundamental que a obra saia realmente do papel, pois há muito tempo se promete, mas não se faz o serviço. Zezin também se referiu à situação da nossa saúde pública, e disse que muitos problemas seriam resolvidos se os profissionais da área, principalmente os médicos, se dedicassem a atender bem à população. Segundo o vereador, nada justifica que profissionais da saúde tratem mal o povo.

Júnior Gomes – na sua fala o legislador citou a importância do ajuste de conduta assinado por proprietários de loteamentos da cidade junto ao Ministério Público. Ele também se referiu a um encontro com Controlador do município Dr. Osman, e disse que na reunião foi constatada a necessidade cortes para que haja condições de sobrevivência para a administração pública municipal. Segundo Júnior o prefeito Toinho do Pará (PTB) tem se mostrado incompetente e o seu secretariado descompromissado com a causa pública. Júnior disse que a prefeitura de Santa Cruz está quebrada, e que o ex-prefeito José augusto Maia (PTB) é um dos responsáveis por essa “quebradeira”.

Dr. Nanau
– no uso da tribuna o vereador elogiou o secretário de obras, Galego de Mourinha, pelo serviço de “tapa-buracos” que está sendo feito em várias ruas de Santa Cruz. O parlamentar frisou a necessidade da garantia de recursos para serviços de melhorias na infra-estrutura da cidade, já que vários políticos anunciaram dinheiro para obras nesse sentido, mas nada ainda saiu do papel. Para finalizar ele afirmou que está do lado de quem trabalhe pela cidade. Pra fechar ele afirmou que irá usar da consciência para apreciar as contas referentes ao ano de 2006 do ex-prefeito José Augusto.

Ernesto Maia – em seu pronunciamento ele se referiu à polêmica envolvendo a questão da doação ou dação, de um terreno por parte da Prefeitura para a edificação da agência do INSS em Santa Cruz. Ernesto ainda se referiu a projetos apresentados por ele à Casa, e detalhou o projeto “Mulher cidadã”, que visa premiar mulheres que tenham ações destacadas áreas de nossa sociedade. Outro ponto abordado pelo vereador foi a apresentação das contas de 2006 do ex-prefeito, e disse que acha difícil a aprovação da contas na Câmara, pois são necessários sete votos para a aprovação, e a situação só conta com cinco. No entanto, segundo o vereador alguns pontos falhos no processo poderão retardar sua votação definitiva. Para finalizar ele “alfinetou” a oposição lembrando um mal estar ocorrido na última semana entre os vereadores Junior Gomes e Francisco Ricardo.

Francisco Ricardo – em sua participação o legislador se reportou aos temas prepotência e arrogância, citando autores e personalidades afirmando que ambas podem externar um complexo de inferioridade. Ele se referiu ainda a declarações do vereador Júnior Gomes, que teria agredido o mesmo na última sessão, e disse que nunca deixou de fazer suas cobranças quanto a administração de Toinho do Pará. Francisquinho se referiu ao colega de bancada Júnior Gomes e foi duro ao afirmar que Júnior ainda engatinha em sua carreira pública, e que não tem sequer 10% dos serviços prestados por ele a sociedade santa cruzense.

Afrânio Marques – fechando os pronunciamentos ele voltou a enfocar o tema da corrupção, e disse que a população tem uma grande parcela de culpa em escândalos de corrupção, pois em muitos casos políticos envolvidos em falcatruas são perdoados pelo povo ao serem eleitos ou reeleitos. Afrânio trouxe o tema para a realidade de Santa Cruz do Capibaribe, e disse que aqui também se joga e manipula com o voto do fanático, que privilegia a emoção, colocando a cidadania em segundo plano. Segundo ele a corrupção gera a fome, a miséria e longas filas, empobrecendo cada vez mais a nossa população.

AS CURTINHAS DA CÂMARA

Presidente magoado

Em seu discurso na noite de ontem o presidente da Casa Fernando Aragão expôs sua magoa com alguns setores da imprensa que estariam sendo injustos com ele por acusações de que o mesmo estaria agindo com má fé ao emperrar a chegada das contas referentes à administração do ex-prefeito José Augusto Maia, do ano de 2006.

Ainda sobre as contas

Outros vereadores se pronunciaram sobre as contas do ex-prefeito, e anteciparam os critérios que serão utilizados na hora da votação. O vereador Deomedes afirmou que irá votar com sua consciência para acompanhar ou não o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que recomenda a reprovação das mesmas.

Já o Doutor...

Nanau disse que não analisará as contas no papel de amigo ou inimigo de José Augusto, apenas fará uma análise detalhada do processo Antes de proferir seu voto.

Discurso forte

O tom dos pronunciamentos até então estavam bem lights, até a fala de Dimas,que mudaria os rumos da sessão a partir dali.

Discurso forte II


Em sua fala ele abordou temas como a deficiência do atendimento médico disponibilizado pelo SUS à população de Santa Cruz, e disse que a cidade tornou-se refém da ação de médicos que visam tão somente ganhar muito dinheiro.

Discurso forte III

Outro que engrossou o “caldo” foi o vereador Junior Gomes, que disse em alto e em bom som que a Prefeitura de Santa Cruz está quebrada, e que o prefeito tem se mostrado incompetente e seus secretários descompromissados com o povo.

Discurso forte IV

Segundo Junior, Toinho terá que ter pulso e coragem para demitir algumas pessoas e enxugar a folha, para que assim a situação financeira do município melhore o mais rápido possível.

Pauleira

Mas para quem esperava ter visto ou ouvido algo forte iria se surpreender com o que aconteceria a partir do pronunciamento de Francisco Ricardo.

Pauleira II

Em seu discurso ele não pensou duas vezes e teceu duras críticas ao seu colega de bancada Junior Gomes, que na última semana teria ofendido Francisquinho em seu pronunciamento.

Pauleira III

Segundo Francisquinho, Junior não tem sequer 10% dos serviços prestados por ele à sociedade santa cruzense, e que o mesmo ainda engatinha na sua carreira política.

Pauleira IV

Francisquinho “aconselhou” o colega que o mesmo trabalhe mais e deixe de lado o ar de vereador sabido demais.

Baixaria

Baixaria das grandes, pode ser vista quando o Francisquinho concedeu um aparte a Junior Gomes. O detalhe é que Dimas interpelou Junior e Afrânio entrou na discussão, o clima azedou de vez e o presidente da Casa Fernando Aragão teve que intervir para que tudo não descambasse para algo pior.


Acirramento à vista

Depois desse episódio Afrânio e Dimas voltaram a se confrontar, e muitos aguardam um acirramento entre os dois para a próxima sessão, é esperar para ver.

Saldo da noite

O esculacho dado por Franscisquinho em Junior deixou claro que a oposição santa cruzense está longe de ser considerada unida e coesa, pois justamente no momento em que chegam à Câmara as tão aguardadas contas de 2006 do ex-prefeito José Augusto Maia, os mesmos entram em confronto direto.

Saldo da noite II

O presidente da Casa, Fernando Aragão, que em algumas passagens ao longo do ano teve sua postura questionada agiu ontem de forma equilibrada. Mesmo nos momentos de maior furor Fernando se mostrou sóbrio e justo.


-


César Mello- Críticas e sugestões agora também em meu hotmail: ccbraz10@hotmail.com

Nenhum comentário: