30 de outubro de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a décima terceira sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Zezin Buxin – na abertura dos pronunciamentos o vereador se referiu ao problema do trânsito local e citou a construção de alguns redutores de velocidade nas imediações da Ponte Nova. Para o parlamentar a medida foi insuficiente, já que os redutores não foram pintados adequadamente e isso vem causando transtornos aos motoristas que trafegam naquele setor da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. ZB ainda se referiu às deficiências do hospital Municipal, que segundo ele encontra-se em situação precária, deixando a população da cidade sem a devida atenção básica de saúde.

Diogo Moraes – em sua fala ele foi mais um que se referiu ao drama vivenciado pelo povo de Santa Cruz com o trânsito nas principais ruas da cidade. Para Diogo a palavra chave para se encontrar a saída para o problema é “educação”. Para ele o problema pode se agravar ainda mais se as autoridades e a sociedade não unirem forças e se conscientizarem quanto ao papel de cada um para o ordenamento do fluxo de veículos na cidade, que cresce a cada ano. Para DM os problemas existem e sempre existirão, já que a população sempre busca melhorias para o seu dia-a-dia.

Deomedes Brito – em seu discurso o legislador fez questão de enfatizar a importância da política e dos políticos para a construção da democracia. DB agradeceu a todos aqueles que torceram e oraram por ele no período em que ele se recuperou de uma intervenção cirúrgica. O vereador falou ainda de algumas obras de calçamento que foram anunciadas recentemente em emissoras de rádio da cidade. Para Deomedes o prefeito Toinho do Pará (PTB) terá muito trabalho ainda pela frente já que muitos setores de Santa Cruz ainda precisam de serviços de calçamento e infra-estrutura

Fernando Aragão – ao fazer uso da tribuna o parlamentar citou uma reunião ocorrida na última quarta-feira na sede da CDL, onde foram debatidos pontos referentes ao orçamento da cidade para 2010, segundo Fernando além de representantes da Câmara participaram ainda pessoas ligas à ASCP e CDL. FA fez críticas duras ao vereador Zezin Buxin, que para ele tem um discurso manhoso, mas omite que os pacientes levados por ele à Campina Grande pagam pelas consultas e cirurgias realizadas. O vereador disse ainda que Zezin não deve criticar o sistema público de saúde Pernambuco, que para ele tem evoluído bastante na gestão de Eduardo Campos.

Junior Gomes – em seu pronunciamento Junior se referiu ao atendimento dado nas agências bancárias de Santa Cruz. JG disse que os bancos teem tratado a população local de forma desrespeitosa, causando constrangimento aos clientes que teem passado muito tempo em filas. O legislador evocou uma lei municipal que disciplina o tempo máximo de permanência em filas, que segundo ele vem sendo descumprida por parte dos poderes executivo e judiciário. Ele apelou ainda ao presidente da Câmara para que o mesmo adote algumas medidas, dentre elas convocar gerentes de agências bancárias da cidade para que os mesmos prestem esclarecimentos à população na tribuna da Casa.

Ernesto Maia – em sua fala o vereador se referiu à inauguração da segunda etapa o Moda Center Santa Cruz. Segundo Ernesto será feito um trabalho de divulgação do Moda Center em outros Estados da região Nordeste. Segundo o vereador o nosso pólo de confecções é hoje o segundo maior do Brasil e continua a atrair clientes de todo o país. EM parabenizou o secretario de meio-ambiente Ruy Medeiros pela realização da “Feira do verde”, que segundo ele foi um sucesso.

Dr. Nanau – em seu discurso o vereador apelou ao secretário de Defesa Social do município para que o mesmo intervenha em questões envolvendo agentes da guarda civil municipal, que para ele precisam ser capacitados para atender a população. O vereador fez ainda um alerta ao secretário de obras, Galego de Mourinha, para a conclusão de algumas obras inacabadas que teem prejudicado a cidade, e citou como exemplo o serviço de restauração das imediações do Monumento Bíblico e acesso ao Moda Center.

Afrânio Marques – no uso da palavra o legislador fez alusão ao aniversario de 20 anos da UESC, que segundo ele lutou durante todo esse tempo em defesa dos direitos dos estudantes da capital da moda. Segundo AM vários estudantes que passaram pela entidade colaboraram para o progresso e contribuíram com a história da cidade. Ele lembrou ainda as funções de um vereador, e destacou a fiscalização e a elaboração de leis. Segundo ele, a oposição tem rompido barreiras, elaborado projetos e buscado recursos para o engrandecimento e progresso de Santa Cruz.

Francisco Ricardo – em sua fala o parlamentar destacou a ida do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) à África do Sul, onde o mesmo participou de uma missão da ALEPE e divulgou ações do pólo das confecções. FR destacou ainda outras conquistas e ações do deputado para a região, e disse que devido à essas ações Vieira tem tido um excelente desempenho em enquetes e pesquisas de opinião pública. Ele partiu para o ataque contra a família Maia (Ernesto e José Augusto) e disse que não há possibilidade nenhuma do ex-prefeito José Augusto Maia (PTB) ter conseguido apoios significativos para a sua pré-candidatura a deputado estadual em 2010.

Dimas Dantas – para fechar os pronunciamentos Dimas se referiu ao tema trazido por Junior Gomes e disse que várias providências terão que ser adotadas imediatamente para garantir a preservação dos diretos do nosso povo. Segundo DD o cidadão também que reivindicar seus direitos e exigir que os mesmo sejam cumpridos. Dimas citou ainda a forma irresponsável com que alguns funcionários teem tratado os bens públicos, causando prejuízos aos cofres do município. Para fechar ele citou o projeto de lei apresentado por ele a Casa que cria o “Fundo do esporte e da cultura” que tem como objetivo incentivar essas áreas em nossa cidade.

Rapidinhas da Câmara

O Furúnculo

Foi comprovado na noite de ontem que o prefeito Toinho do Pará estava certíssimo ao recorrer a um Hospital privado na última semana para se recuperar de uma simples virose.

O Furúnculo II

Segundo o vereador Zezin Buxin a rede pública de saúde de Santa Cruz do Capibaribe chegou ao fundo do poço, quando para drenar um reles furúnculo um paciente teve que ser removido à Campina Grande.

Os bancos na berlinda

Os vereadores Junior Gomes e Dimas Dantas destacaram na noite de ontem o drama vivenciado por milhares de clientes que são mal tratados todos os dias nas filas de agências bancárias de Santa Cruz.

Os bancos na berlinda II

Para JG é um absurdo a forma com que os clientes vêem sedo tratados a agências públicas e privadas da cidade.

Pense...

Junior Gomes estava mesmo “com a gota” ontem, e sobrou para o secretario de obras Galego de Mourinha. Em um aparte ao discurso de Dr. Nanau ele disparou essa: “pense num secretário incompetente é o Galego de Mourinha.”.

Ô demora

Segundo o vereador Afrânio Marques o prefeito Toinho do Pará tem sonegado várias informações importantes requeridas por ele e por outros membros da oposição.

Ô demora II

Segundo AM a demora é excessiva e tem prejudicado o papel fiscalizador da oposição.

Serviço labrogeiro

O vereador Francisquinho bateu pesado no Governo do Estado, que para ele não tem dado a devida atenção ao povo de Santa Cruz.

Serviço labrogeiro II

O parlamentar disse que muitos dos serviços feitos pelo Governo na cidade teem sido feitos de forma labrogeira, com material de péssima qualidade e sem garantia nenhuma de conservação.

Mal nas enquetes

Francisquinho fez mais discurso nem um pouco ortodoxo e bateu pesado no clã Maia.

Mal nas enquetes II

Ele citou uma recente enquete realizada pelo blog “Diario da Sulanca”, onde o secretário municipal de indústria e comércio e pré-candidato José Augusto Maia aparece em terceiro lugar na preferência dos internautas. O 1º lugar ficou com Edson Vieira e o 2º com Oseas Moraes.

Mal nas enquetes III

Na cacetada final ele lembrou uma enquete realizada pelo “Blog do Melqui”, onde o José Augusto foi apontado como o secretário menos eficiente da administração de Toinho do Pará.
-

César Mello- Críticas e sugestões ccbraz10@hotmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

por que essa Câmara se preocupa tanto com o que nada tem a ver com eles?

e outra, com relação aos bancos...
esperei a tarde toda pq peguei uma senha de manhã p poder pegar uma simples senha e desbloquear um cartão de salário...
ao falar com a gerente sobre os 15 min que eu teria de esperar segundo os meus direitos, ela disse que ela seria presa se eu levasse a justiça lá agora pq ela n podia fazer nada...
então, quem está lá pra defender os nossos direitos?

que direitos mesmo?ahn?

Anônimo disse...

Boa essa aí do Fundo de Esporte e Cultura.
Vamos ver se sai pra poder dar um pouco a essa cidade morta onde esse povo só faz trabalhar...
tem nada mais pra fazer aqui...
por isso tanta gente inculta sente na frente de uma tv pra dar audiência às alienações novelísticas da Globo...

Lydia Lira

Anônimo disse...

Nossa, se a saúde vai tão bem, Sr. Presidente, quero ver quando um filho dele estiver precisando se ele leva ele lá pra o Municipal...
ah, meu, fala sério...!
daqui a pouco vão colocar um cemitério no lugar do Hospital...
só é oq falta...

Anônimo disse...

Nossa, se a saúde vai tão bem, Sr. Presidente, quero ver quando um filho dele estiver precisando se ele leva ele lá pra o Municipal...
ah, meu, fala sério...!
daqui a pouco vão colocar um cemitério no lugar do Hospital...
só é oq falta...

Anônimo disse...

quero parabenizar a todos os vereadores da situação e oposição que tem cobrado do sr. prefeito atitudes como nunca foram cobradas antes por vereadores competentes e preocupados com o nosso povo, alem disso homens preparados que leem hoje como antes nao liam as emendas orçamentos e todos os documentos que por ali passam.
O povo de santa cruz so tem a ganhar com um quadro competente de vereadores e que se preocupa muito com a nossa cidade, como ela anda no que pode melhorar o que pode ser feito para vier com mais dignidade nessa terra.