26 de novembro de 2009

OUVINDO CONSELHOS

Drogas e adolescência

Drogas, entorpecentes e outros, são termos usados para designar substâncias químicas que produzem alterações nos sentidos. Aquelas consideradas ilícitas são proibidas de serem produzidas e comercializadas, e são alimentadoras do narcotráfico, da violência, da criminalidade e da dependência.

O consumo de drogas é um dos maiores problemas sociais e culturais de nosso tempo, afetando de modo especial os jovens/adolescentes. Na procura de sua identidade, o adolescente torna-se presa de fácil manipulação. Também nessa fase, existe um sentimento básico de solidão, ele tende a sair em busca de algo que preencha o vazio. Esse sentimento pode resultar de um período de carência afetiva vivenciada durante a infância ou de seu relacionamento com os pais ao longo da vida.

O vício não escolhe classe social. Numa sociedade marcada por várias crises os familiares não têm tempo de conversar com os filhos e nem de observar alterações comportamentais que possam levantar suspeitas que eles sejam usuários de drogas.

É importante que os pais assumam as responsabilidades educacionais dos filhos, não delegando tais responsabilidades apenas à escola, à igreja, à sociedade e, em alguns casos, aos Conselhos Tutelares.

-

Gilson Julião, professor e conselheiro tutelar.

Nenhum comentário: