27 de novembro de 2009

Resumo da Sessão da Câmara

Enquanto nosso colunista Jadiel Mestre, que vai responder pelo resumo da Câmara e pela coluna ´´Falando Tudo`` se recupera de uma pequena cirurgia você confere o que aconteceu na noite de ontem na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

-

Ernesto Maia – primeiro sorteado na ordem dos pronunciamentos, o vereador falou dos trabalhos desenvolvidos pelo seu tio, o ex-prefeito José Augusto Maia, quando governante de Santa Cruz do Capibaribe. E pediu a compreensão dos vereadores de oposição para que refletissem bem acerca da votação das contas de 2006 da Prefeitura Municipal.

Afrânio Marques – em seguida o vereador professor em tom mais áspero e consistente falou do assunto do momento, votação das contas do ex-prefeito, e citou que o ex-administrador possui 31 processos na justiça. Confira o que disse o parlamentar:

´´ Segundo Ernesto parece até que estamos fazendo o julgamento de nosso senhor Jesus Cristo. Pense num homem santo``.

O parlamentar complementou sua fala afirmando que o ex-prefeito passou a perna nos ex-vereadores Natálio Arruda e Galego de Mourinha.

-

Dr. Nanau – o vereador fez um discurso morno cobrando do poder público medidas em relação ao Açougue Público Municipal. Que segundo ele está totalmente sucateado comprometendo a saúde pública.

Em relação à votação das contas de 2006 do ex-prefeito Nanau disse ´´o meu perfil de fazer política sempre foi esse, jamais vou tachar alguém de ladrão``. E completou ´´o voto de Nanau e o voto da rejeição da contas``.

-

Junior Gomes – Junior iniciou seu discurso destacando a sensatez do presidente da casa, Fernando Aragão, em colocar em pauta a votação das contas de 2006 do ex-prefeito Zé.
Sobre o escândalo o vereador disse ´´o ex-prefeito não teve coração para fazer com que as crianças tivessem merenda de qualidade``. E finalizou destacando que votar a favor do parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) era algo honesto, descente e transparente.

-

Zezin Buxin– Zezim criticou a postura dos parlamentares do grupo de situação que querem a todo custo que os parlamentares da oposição se calem e parem de cobrar.

-

Diogo Moraes – ele falou de como deve proceder um político comprometido com o povo e destacou suas idas a Recife em busca da melhoria no abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe.


Deomedes Brito – o parlamentar falou da festa de padroeira realizada pelos bairros Nova Morada e Santa Filomena. E defendeu o ex-prefeito coma seguinte frase: ´´ no Tribunal todos são escolhidos por políticos, então dizer que todos ali são santos não é por aí.

-

Fernando Aragão – o presidente fez um discurso cansativo e repleto de defesas absurdas da figura do ex-prefeito. E com um tom áspero e voz forte chamou de cínica a risada do vereador Junior Gomes. A quem dirigiu maior parte de seu discurso, falando de notas frias e empresas fantasmas e lhe direcionando olhares e expressões. E completou o absurdo de seu pronunciamento ao proferir a seguinte frase ´´ela pode ter sido superfaturada, mas ela foi entregue``- sobre o escândalo da merenda(superfaturamento e abertura de firma fantasma).

-

Francisquinho– o recém eleito presidente da OAB- Santa Cruz do Capibaribe, fez um discurso previsível onde defendeu a imagem e as ações do deputado estadual Edson Vieira(PSDB) e criticou a família Maia.


Em um certo momento negou um aparte do vereador Ernesto Maia com a frase ´´vossa excelência não conversa nada`` e acrescentou ´´deixem Edson em paz``.

-

Dimas Dantas – DD surpreende e defende o ex-prefeito alegando que a votação deveria ser adiada mais uma vez e que sua apreciação pela Casa Doutor José Vieira de Araújo só deveria acontecer após a defesa do ex-prefeito ser apresentada.

Notinhas

Solta o som

Enquanto a votação ocorria no interior do Poder Legislativo um partidário do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) rondava a Câmara Municipal de Vereadores com a mala de seu carro aberta e o conhecido bordão´pague meu dinheiro`` tocando a toda altura.

Descontrole I

Em um surto de momento o vereador Fernando Aragão fez defesas vazias e soltas do ex-prefeito, chegando a alegar que mesmo tendo a possível irregularidade a merenda chegou.

Descontrole II


Na hora da votação das contas de 2006 de Zé o vereador Deomedes Brito (PTB) se descontrolou ao ser vaiado por parte das pessoas presentes no plenário e exigiu do presidente um tempinho pra falar. O pedido foi negado.
Você já foi mais humilde

O trecho de uma música que fala de humildade e empáfia se adequaria perfeitamente ao desabafo do vereador Dimas Dantas (PTB) que disse notar a substituição da humildade presente em Afrânio Marques (PSDC) por arrogância.

Dimas sobe, Fernando desce

Em direções totalmente opostas Dimas e Fernando abordaram o escândalo da merenda tomando como defesas discursos totalmente distintos.


Enquanto Dimas defendeu com propriedade, linguagem respeitosa e argumentação convincente. Fernando fez um discurso estressado, dotado de ofensas direcionadas ao vereador Junior Gomes e de defesas a todo custo do ex-prefeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Melqui o que Fernando fez com vc, que tu só escreve coisas contra ele, seja coerente.

Anônimo disse...

será q fernando fez alguma coisa ou Dimas é q fez algo de bom ou favorável,porq nem todos os comentários comentando sobre postura de dimas é aceito.será q esses blogueiros são mesmo a favor da liberdade de expressão?

Anônimo disse...

deixem de ser tolos, Dimas é patrocinador deste blog, no qual não temos direito de expressão.