28 de dezembro de 2006

Santa Cruz do Capibaribe completa 53 anos

Ficando à 185km da capital pernambucana, Recife, Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade de clima semi-árido e tem uma população que gira em torno de 80 mil habitantes. Os munícipes vivem da produção de confecções, a qual movimenta um conjunto de 3.000 micro e pequenas empresas que existem no local e que produzem desde peças intimas até vestuários mais complexos, toda essa produção é escoada sendo exposta nos mais de 6.000 boxes que existem no parque de feiras da cidade, o Santa Cruz Moda Center, o qual conta com uma enorme área coberta, a qual confere ao mesmo o título de maior parque de feiras do Brasil, é lá que os compradores que vêem dos mais diferentes lugares do Brasil encontram confecções boas, bonitas e em preço bem acessível.
A população também tem oscilações em seu número, pois todas as semanas um enorme contingente de sacoleiros e outras pessoas que depende direta e indiretamente da atividade passam pela cidade.A cidade passou por uma pequena modernização como, por exemplo, o asfaltamento da principal avenida, a qual recebeu o nome da data em que é comemorada a emancipação política de Santa Cruz 29 de dezembro, entre outras melhorias, embora saibamos que muito tem por melhorar a exemplo da saúde, que como é do conhecimento de todos continua capenga e deficiente onde nem se quer engessar o braço é possível, na área da educação alguns avanços foram obtidos entre eles podemos citar a construção da Escola Especial, no campo da segurança importante passo foi dado com a independência da polícia militar que agora tem em nossa cidade uma CIPM e não mais é subordinada a Belo Jardim e no que diz respeito à cultura e lazer é vergonhoso o que sucede, pois os jovens e a população de uma forma geral não dispõe de projetos e espaços bem estruturados onde possam desenvolver-se culturalmente e passar suas horas de lazer (comprovação desse descaso do poder público para com o lazer dos santa-cruzenses é a forma vergonhosa em que se encontra a praça dos estudantes, o Espaço Pedro Maia Filho que conta com rachaduras colossais comprometendo assim por completo a estrutura do local). Mas deixando os problemas e erros existentes em Santa Cruz, e não são poucos, e voltando ao tema central desse pequeno texto, o aniversário da cidade, por volta de 1700 o português Antônio Burgos chegou aqui para descansar por mando de seu médico aqui desembarcando, digo desembarcando, pois ele veio pelo Rio Capibaribe que hoje se encontra poluído, fincou sua cabana viu a necessidade de se elevar uma cruz de madeira no local, daí o atual nome da cidade, depois construiu uma casa de taipa e daí por diante outras moradias foram surgindo. Em 18 de abril de 1892 foi anexado à Taquaritinga do Norte só conseguindo ser elevado a município em 29 de dezembro de 1953 e instalado em 09 de maio de 1954. O município conta ainda com os distritos da Vila do Pará e da Vila de Poço Fundo e o povoado do Oscarzão. A cidade conta com a presença de um time de futebol, o Ypiranga, o qual irá participar do campeonato pernambucano 2007. Mas para concluir parabenizo todos os santa-cruzenses de naturalidade e os adeptos que aqui vivem e daqui tiram seu sustento parabéns Santa Cruz do Capibaribe por mais um ano de vida e que consigas alcançar o sucesso pleno em tua caminhada. Parabéns.

27 de dezembro de 2006

20 de dezembro de 2006

Correio Universitário realizou sua confraternização ontém, dia 19 de dezembro.






















A turminha carrego do Correio Universitário e adeptos participaram ontem, dia 19 de dezembro, da festinha de confraternização na pizzeria. A festa foi animada e regada de muitas brincadeiras. Os integrantes, pelo menos boa parte, mostraram que são unidos e amigos, hahaha, e se fizeram presentes na solenidade. Onde todos participaram da comilança de pizzas e de uma seção fotográfica, onde posaram para o repórter-jornalista-fotografo Melqui Lima, que captou fotos inusitadas de ângulos inesperados.
Os participantes de tão alegre encontro foram: Elaine, Gilson, Gilberto, Lucilene, Manoela e Passione, Mário, Vaniara, Taciana, Romenick, Thonny Hill, Monick, Tacia e amiga (que saíram antes mesmo do início da comemoração) e eu claro. Destaco ainda que algumas meninas comeram bastante pizza, já que elas declaram não comerem tanto, chego até a afirmar que até mais que eu que comi somente três fatias. Mas, porém, contudo, todavia, aliás, a festa atendeu aos seus objetivos que eram reunir de forma a comemorar-se a alegria todos os que fazem parte e admiram o Correio Universitário, esse tão importante veículo de comunicação de Santa Cruz do Capiba, e promover uma descontração para todos eles.

18 de dezembro de 2006

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Cruz do Capibaribe forma mais uma turma de técnicos em vestuário


Mais 30 profissionais habilitados para atuarem no ramo da moda.

O SENAI de Santa Cruz do Capibaribe realizou na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, no salão de festas do Recepcione a cerimônia de formatura de mais uma turma de profissionais da área técnica em confecções.
A solenidade contou além da presença dos formandos, dos paranifos, familiares e amigos dos alunos com o comparecimento de muitas pessoas influentes do ramo da moda e da política do estado de Pernambuco. Podemos citar, por exemplo, o diretor regional do Senai, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, a secretaria de educação do município, Socorro Maia entre outras figuras importantes.
Em se tratando do curso o professor da instituição Antonio Melo Mendes afirma ´´o aluno desse curso é geralmente estudante do segundo ou terceiro ano do 2º grau que ao termino do curso sai um técnico na áreas de produção, criação e qualidade podendo atuar em muitas empresas do pólo de confecções``.
De acordo com Dorgivaldo Alexandre, aluno, uma das dificuldades que ele enfrentou ao fazer o curso foi a distância que a escola fica de sua casa, porém a qualidade do curso é ótima, os professores estão sempre dispostos a tirar as duvidas dos alunos e a biblioteca conta com um considerável acervo de livros.
Concluindo podemos constatar o louvável papel desempenhado pelo Senai na região ao fornecer as pessoas esse e vários outros cursos profissionalizantes possibilitando a muitos uma chance de inserção no mercado de trabalho, que esta cada vez mais competitivo.
O Senai Santa Cruz do Capibaribe está localizado na Rua Maria Paulina da Conceição, 235 bairro da Nova Santa Cruz.

16 de dezembro de 2006

Não deu certo




















Idealizada, pelo menos é o que afirmam seus organizadores, no intuito de se ter mais uma opção de compra para os freguêses que visitam Santa Cruz do Capibaribe a feira que funciona no estacionamento do Santa Cruz Marte Moda não vingou e como podemos verificar pelás fotografias está cada vez mais vazia. Por que será que não deu certo? Terá sido mau olhado? Ou o que aconteceu, uma vez que ela funciona em um ponto bem estratégico de Santa Cruz?

15 de dezembro de 2006

Eleição para presidência da câmara de vereadores causa algumas surpresas já imaginadas!!!

Dimas Dantas é eleito o novo presidente da Casa José Vieira de Araújo, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, após intensas reuniões e negociações. Depois de ter sido rejeitado pelo seu grupo político, que não o apoiou, foi eleito graças aos votos dos vereadores da bancada favorável ao prefeito, ou seja o grupo denominado de taboquinha. Dessa maneira tudo indica que o partido ´´taboquinha`` passará a contar com sete vereadores, uma vês que Rui Medeiros já declarou que agora faz parte da bancada da situação, Dimas Dantas também apresenta inclinação para uma possível adesão à causa taboquinha e os taboquinhas afirmaram ainda que irão tentar conversar e convencer o vereador Francisco Ricardo a voltar para a ala política a qual foi eleito e que permaneceu por muitos anos.
Dessa maneira a ala que faz oposição ao prefeito perdeu mais uma vês a presidência da câmara.
O deputado estadual Antônio Figueirôa, cujo codinome é Toinho do Pará, assim como também o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe ,José Augusto Maia, garantiram que o partido fará o possível para que o vereador Francisco Ricardo continue no mesmo lado que vinha fazendo parte desde longa data. O deputado alegou ainda que durante toda a semana ocorreram várias reuniões e como de início se tinha duas candidaturas, a do vereador Francisquinho e a de Galego de Mourinha a ala política achou que fosse mais prudente a posição de apoiar o vereador Dimas Dantas em sua candidatura, e foi como aconteceu. O deputado Toinho do Pará destacou ainda que o Dimas irá continuar o trabalho de crescimento o qual Rui Medeiros vinha desenvolvendo.
Dessa maneira chegamos ao fim de mais uma tumultuada eleição para a presidência da câmara de vereadores, como já é de se esperar em Santa Cruz do Capibaribe, onde com certeza quem sai vitorioso, ou pelo menos o deveria sair, é o povo santa-cruzense.

9 de dezembro de 2006

Segunda turma do curso de Técnico em Vestuário do SENAI realizará a formatura na próxima quinta-feira dia 14-12

Adequação

É incrível como pessoas que se dizem ´´jornalistas`` agem visando tão somente o lucro comercial, ou seja, o acumulo de capital deixando de lado o verdadeiro, ou pelo menos deve ria ser, papel do ´´jornalista`` que é o de servir a sociedade enquanto propagador da notícia possibilitando dessa forma a mesma um canal de expressão. Faz-se necessário, e acho que é a opinião de muitos jornalistas e pessoas com uma visão ampla do que deve ser o jornalismo e de como deve agir esse profissional, a reciclagem e a formação acadêmica do ´´jornalista`` por meio da aquisição de um curso de nível superior o qual o deixará apto a atuar no mercado de trabalho. Se o dito periodista já agia como ´´jornalista`` torna-se mais fácil ainda, pois o mesmo irá juntar sua experiência com a formação superior e conseqüentemente ocorrerá uma melhor produção de notícias. O que não pode continuar à acontecer é essa orgia econômica que está ocorrendo com muitos meios de comunicação, principalmente de cidades interioranas, que estão preocupados tão somente em lucrar e deixam de lado muita coisa importante, pura imaturidade de seus dirigentes.

8 de dezembro de 2006

Turbulências!!

Provavelmente a política santa-cruzense sofrerá mudanças por esses dias, pois um vereador que pertence a uma certa ala política mencionou a possibilidade de sair do dito lado. Tudo isso devido ao fato de que, segundo o mesmo, o partido e a facção política a qual pertence está lhe sufocando, ou seja, proporcionando atrasos quanto aos seus pedidos e solicitações ao poder executivo municipal. Á eu ia esquecendo de mencionar também que o estopim de tais desentendimentos está sendo a eleição para a presidência da câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe onde existem possíveis 2 candidatos de um mesmo lado. O vereador já anunciou sua saída do partido ao qual é filiado resta agora saber se vai permanecer na bancada ou vai realmente ´´mudar de lado```. Onde será que foi parar aquele fanatismo político existente em nossa cidade? Será que a fidelidade se extinguiu? Que curioso heim? Uma simples presidência de uma câmara municipal levar a tantos desentendimentos, chegando a atingir até certos lados autodenominados unidos.

E agora apela para Deus!






Muitos artistas de renome nacional e até internacional que tiveram uma carreira de sucesso, promissora e brilhante em certa época de suas vidas, após ingressarem no fim de suas sendas não se sentem satisfeitos e chegam ao cúmulo de utilizar o nome do criador como forma de apelação econômica. Isso se verifica, por exemplo, com inúmeros artistas que gravaram e estão gravando cd´s gospeis afirmando que querem tão somente louvar ao criador quando na verdade sabemos que esse não é o verdadeiro motivo. Vamos ser sensatos e concordar que tais artistas (e que fique bem claro que não estou generalizando só estou citando que é a maioria) estão interessados tão somente em explorar o povo vendendo suas canções que falam em fé, amor e muitos outros sentimentos, pois sabem que o povo de uma forma geral encontra-se em carência dos ditos sentimentos e emoções.

Apelação

O ex-deputado Severino Cavalcante está apelando para retornar ao poder legislativo, isso é uma vergonha como é que em um país onde se sofre tanto com políticos corruptos e ladrões irá se permitir tal calamidade?

7 de dezembro de 2006

Vitória da imprensa, galeria de fotos.





















1- Time dos políticos, 2- Higino, o craque do Correio Universitário que marcou um gol na partida, 3- Manoela, jornalista do Correio Universitário, 4-Panelinha do time dos políticos, 5- Nanau, Zé Buxim e Tody no banco e 6- Intervalo do primeiro tempo, os vereadores Dimas Dantas e Agnaldo Xavier e o Deputado Estadual Edson Vieira cansados.

6 de dezembro de 2006

Vitória da imprensa!!

fi<--O vereador Fernando Aragão, que jogou no time dos políticos, o que será que ele ta faznedo lamentando a derrota contra a imprensa? Brincadeira.




<---Eu e minha amiga, Manoela, no jogo fazendo a cobertura, ou seja, jornalistas em ação.

A Rota do Mar realizou em Santa Cruz do Capibaribe no último dia 06-12-2006 o II Futebol solidário na Rota Social, no intuito de ajudar o Ypiranga em sua nova fase (ou seja, o campeonato pernambucano 2007 que se aproxima) e de arrecadar alimentos para distribuir com as famílias carentes de Santa Cruz do Capibaribe para que as mesmas tenham um natal mais feliz, onde ocorreram dois jogos primeiro os Políticos versus Imprensa, que, diga-se de passagem, aconteceu à vitória da imprensa sobre os políticos com um placar final de 7x2 e depois um jogo com vários craques do Náutico, Sport, Santa Cruz e do próprio Ypiranga. A partida entre os políticos e a imprensa contou com inúmeras figurinhas de nossa cidade como o vereador Dimas Dantas, o prefeito José Augusto Maia, o ex-vereador Dr. Nanau e muitas outras personalidades de nossa terrinha. O jogo foi divertido e animado contando com inúmeros tombos e esbarrões de ambas as equipes. Vale ressaltar que o jogo teve ainda como comentaristas a ex-vereadora Zilda Moraes e Edglerisson Cezar. E foi transmitido por duas emissoras de rádio de nossa cidade. Ocorreram ainda leilões de camisas oficiais dos times pernambucanos no intuito de arrecadar mais alimentos para a campanha. Concluo exaltando e parabenizando a maciça participação dos santa-cruzenses em tal evento que reverterse-á em um natal melhor para muitos.

3 de dezembro de 2006

Ex-ditador chileno à beira da morte

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, 91, corre risco de morte após ser internado às pressas neste domingo no Hospital Militar de Santiago, logo depois de sofrer um ataque cardíaco.O porta-voz do hospital disse que o cateterismo realizado no ex-general foi "bem-sucedido" e que sua condição de saúde permanece "grave mas estável".No entanto, fontes médicas afirmaram que Pinochet corre risco de morte, e que o ex-general recebeu extrema-unção [sacramento reservado a quem está perto de morrer]. Pinochet foi internado na madrugada deste domingo após sofrer um ataque cardíaco. O porta-voz do ex-ditador, Guillermo Garin, confirmou a internação a uma rádio local, mas não forneceu mais detalhes.Pinochet passou os últimos anos morando em Santiago e enfrentando acusações de abusos aos direitos humanos e fraudes cometidos durante os 17 anos em que esteve no poder. Sob seu regime, mais de 3.000 pessoas foram mortas por sua polícia secreta. Apesar das acusações, o ex-general não chegou a ir a julgamento, já que sua equipe de defesa sempre alegou que sua saúde é muito frágil para que ele enfrente o processo judicial. Semana passada, quando completou 91 anos, ele divulgou um comunicado afirmando que assume a "responsabilidade política" pelos atos cometidos durante seu regime, mas que a única razão para suas medidas era "fazer do Chile um grande país e evitar a desintegração"."Perto do final dos meus dias, quero manifestar que não guardo rancor de ninguém, que amo a minha pátria acima de tudo, que assumo a responsabilidade política de tudo que aconteceu", afirmou o ex-ditador em mensagem lida por sua mulher, Lucía Hiriart. A nota foi lida diante de 60 partidários que foram cumprimentá-lo por seu aniversário em sua mansão, situada no bairro de La Dehesa, em Santiago. Pinochet é processado por crimes de violações dos direitos humanos, fraude ao fisco e uso de passaportes falsos no chamado Caso Riggs -- aberto após a descoberta de contas secretas no exterior, nas quais ele acumulou fortuna de US$ 26 milhões, cuja origem não foi determinada. O ex-ditador chegou a ser preso em diversas ocasiões em conexão com os crimes. Sua mais recente prisão ocorreu há apenas seis dias, devido ao assassinato de dois seguranças, ocorrido pouco depois do golpe de Estado de 1973, que o levou ao poder.

Eleições venezuelanas

Estão sendo realizadas hoje as eleições presidenciais na Venezuela. Hugo Chavez já afirma sua vitória. Agora é só esperar para ver.

O verdadeiro sentido do natal









Estamos chegando a mais um período natalino, as cidades começam a ser enfeitadas, as ruas
iluminadas e sonorizadas com os sons natalinos, as pessoas vão ficando impregnadas de pensamentos bondosos e caridosos vão ficando cheias de amor para dar e de boas intenções para ações benéficas praticar e as lojas passam a realizar promoções às quais premiam seus clientes mediante certo volume de compras que os mesmos efetuem.
Notem que nessa época ocorre um maciço investimento por parte do comércio e da sociedade civil organizada em divulgação da caridade cristã, quando na verdade o fator primordial de tais ações é tão somente a autopromoção e o autobenefício. Não estou aqui generalizando, são louváveis e reconhecidos os atos praticados com o verdadeiro intuito de ajudar os menos favorecidos, mas pensem bem será que é realmente essa a intenção da maioria?