1 de julho de 2007

Lançado livro sobre Festejos Juninos em Campina Grande

Por Ana Paula Amorim e Vanessa Torres

Foi lançado neste sábado, 30, na Livraria Cultura PB do Shopping Iguatemi, o livro “A Festa Junina em Campina Grande, Uma Estratégia de Folkmarketing”, do Prof. Severino Alves de Lucena.

A obra faz um passeio sobre a origem, estrutura, evolução, dimensão econômica, cultural e artística da festa e é o resultado da pesquisa realizada por ele sobre a utilização do folkmarketing por empresas privadas e públicas que participam do evento na condição de patrocinadoras durante o período junino.

Segundo o Prof. Severino, “As empresas se apropriam do universo simbólico das festas juninas para edificarem seus discursos organizacionais no contexto do folkmarketing, com objetivos comunicativos mercadológicos e institucionais”.

Para a produção do livro foram analisados os discursos publicitários utilizados em outdoors, embalagens de produtos, folderes da programação do evento, cenários juninos de empresas, entre outros.

Mega evento cultural que envolve a cultura popular, turismo e cultura de massa, as festividades juninas na Rainha da Borborema constituem espaços de celebrações onde os nordestinos vivem suas conquistas e nela se vêem e se representam com performances culturais.

Severino destaca que “Os festejos juninos mobilizam milhares de profissionais empenhados em criar cenários e imagens que edifiquem um plano de fantasia, efeito que materializa os objetos culturais usados na construção dos cenários dos espaços públicos e privados da festividade que buscam evidenciar o resultado das cenas do cotidiano rural”.

O São João de Campina Grande é vitrine para as manifestações e expressões da cultura popular que vivenciam nova configuração quando inseridas no contexto da comunicação de massa. “A festa junina tem seu significado para os nordestinos, independente de ser uma festa pública institucionalizada. Além de sua importância no contexto da identidade cultural apresenta uma outra dimensão, a turística, que é geradora de recursos e empregos”, acrescenta o professor.

Nenhum comentário: