20 de outubro de 2007

Meninos sob pressão

Por: Manoela Silva

Transar cada vez mais cedo se tornou sinônimo de macheza para os meninos diante da sociedade


A sociedade atual vivencia uma iniciação sexual antecipada dos seus jovens. Na qual os meninos, em especial, são em sua maioria pressionados a perder a virgindade aproximadamente aos 13 anos, para assim serem aceitos pelo seu circulo de amizades.
Diferente de épocas anteriores, onde a perda da virgindade masculina ocorria a partir dos 16 anos, quando muitas vezes os próprios pais dos rapazes os levavam para iniciar sua vida sexual nas casas de prostituição.
Segundo alguns sociólogos, o fato de os meninos hoje em dia estar transando cada vez mais cedo, ocorre devido a uma mudança pela qual a sociedade atual está passando ocasionada por transformações que são resultados de novos valores que lhe estão sendo impostos.
Com a televisão utilizando uma programação de novelas, desenhos e programas que apelam para a sexualidade e pela própria moda que impõe o uso de roupas que exaltam a sexualidade e a cada coleção vão tornando-se menores, o sexo cedo se tornou algo normal.
Os sociólogos acreditam que parte da culpa dessa iniciação sexual antecipada seja atribuída aos pais que disponibilizam a maior parte do seu tempo ao trabalho com a intenção de oferecer bens materiais a seus filhos, muitas vezes lhe faltando tempo para perceber o que os jovens estão assistindo ou vestindo.
Para a psicóloga Verônica Valadares, a responsabilidade dessa pressão é da própria sociedade e da mídia, que exibe e assiste programas de TV nos quais as personagens iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo, nesse caso podemos citar a novela Malhação exibida pela Rede Globo de Televisão onde os envolvidos na tramam começam a transar mais ou menos por volta dos 16 anos de idade.
Há também o fato dos pais não estarem preparados para dar orientação sexual a seus filhos, deixando a responsabilidade para a escola que também não se encontra preparada para oferecer essa orientação só passando aos alunos a parte biológica.
“Tem que haver um acompanhamento de alguém próximo dos adolescentes que tire todas as suas dúvidas, não basta só a realização de campanhas educativas”, afirma a psicóloga. Ou seja, falar de sexo não pode ser considerado um tabu e sim algo simples e necessário, pois uma conversa franca pode evitar, por exemplo, as doenças sexualmente transmissíveis e o acumulo de dúvidas e com certeza não diminuirá a honra de ninguém.
Hoje os pais estão recorrendo cada vez mais aos psicólogos para passarem uma orientação sexual satisfatória aos seus filhos, porém é claro que esse acontecimento é isolado, pois nem todos dispõem de dinheiro suficiente para visitar esse profissional.
“Iniciei minha vida sexual aos 14 anos para ser aceito na minha turma do colégio, meus amigos não tiravam minhas dúvidas de forma clara, pois eles mesmos não sabiam de tudo, me arrependo de não ter tido coragem de perguntar a meu pai tudo o que eu precisava saber talvez as respostas dele tivesse evitado a gravidez da minha namorada com apenas 13 anos”, comenta Pedro Neto, jovem de 18 anos que parou de estudar para sustentar sua filha de 3 anos.
Conclui-se que não são opiniões ou imposições que devem determinar quando o jovem deve começar a transar e sim quando o mesmo se sentir confortável o suficiente para isso. No entanto ele deve ter cuidado e adotar aquela postura já bastante discutida ´´USE CAMISINHA SEMPRE``.

Nenhum comentário: