20 de outubro de 2007

Porque é tão fácil gastar?

Por: Yonnara Araújo

Jovens são apontados como um dos públicos mais consumistas

Que adolescente que não gosta de gastar? É difícil para o jovem poupar sua mesada ou seu salário, já que o consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto.
É a compra de um celular moderno, uma roupa da moda e eles querendo estar sempre atualizados, ser “fashion” virou essencial para sobrevivência em grupo, sendo este o princípio que prevalece na mente de muitos jovens, mesmo aqueles que não se consideram consumistas.
Outro dado importante é o acréscimo no número de jovens endividados por conta do uso excessivo do cartão de crédito. Segundo pesquisa realizada pela operadora de cartão de crédito Mastercard, houve um aumento de 12% no número de cartões entre pessoas com faixa etária 16 a 18 anos. Esse percentual é incentivado pelos bancos, que oferecem facilidades, como contas e cartões de crédito.
O consumismo é um processo que favorece a compra desenfreada e, entre os jovens, há fatores que o tornam mais atrativo: é a estética, a moda, a música entre outros. Isso ocorre graças à interferência familiar e ao desejo de sentir-se incluído, por exemplo, que favorecem o consumo sem o questionamento da utilidade do produto adquirido.
A mídia é outra forte influência, pois com a exposição dos produtos, a aparente mágica que alguns deles oferecem atinge um ponto natural na juventude, que é a insegurança. Muitas vezes há a fantasia de que se pode tudo ou quase tudo tendo como conseqüência, outra ilusão, a segurança, que dura até o próximo desejo de consumo.
Surge então a inadimplência, que é movida por fatores como: a ausência de educação financeira, falta de controle de recursos, renda inferior aos gastos e a crescente oferta e procura.
A publicidade está presente em todo lugar. Alguns jovens pedem aos pais, outros trabalham e compram à prestações. É preciso gerar mais oportunidades e alternativas para os jovens, é preciso fortalecer a educação e os cursos profissionalizantes, é preciso gerar empregos, pois infelizmente alguns querem obter de forma fácil e acabam indo para o mundo do crime.
A lista de vantagens de se tentar conquistar os adolescentes e não os outros públicos é extensa: eles vão mais vezes ao cinema, viajam com maior freqüência, compram mais tênis, gostam mais de roupas de grife, consomem mais produtos diet, têm mais computadores, assistem a mais DVD`s.
Diante de tantas evidências, não causa surpresa que o gasto médio das famílias brasileiras seja maior nas casas em que moram adolescentes, já que predomina os gostos dos mesmos.
Os dados comprovam que os jovens precisam mais do que limites sobre seus gastos, precisam de orientação adequada. A conscientização deve partir inicialmente dos pais, e consequentemente atingirá os filhos.

Nenhum comentário: