20 de outubro de 2007

Protagonismo Juvenil

Por: Robson Arruda

Ser voluntário poder auxiliar na conquista do primeiro emprego

A acirrada disputa para entrar no mercado de trabalho torna os processos seletivos de admissão cada vez mais detalhistas, buscando diferenciais nos candidatos. Aliado as demais qualificações o voluntário ganha destaque e tem maiores possibilidades de ascensão nas empresas. O trabalho voluntário pode servir de ajuda na conquista de um emprego.
Acredita-se que os voluntários são mais pacientes e trabalham melhor em grupo. Estão sempre a disposição para solucionar problemas e expor opiniões em benefício do todo.

Assim, são amplamente cogitados para cargos de chefia e gerência, com grandes deveres e responsabilidades. Para quem ainda não trabalha, mas participa de projetos sociais, tornando-se importante incluir essa informação no currículo.

Um exemplo de voluntariado que pode resultar na conquista do primeiro emprego e com um diferencial a mais no currículo para o jovem é trabalho construído por voluntários através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) aqui em Campina Grande. Ela desenvolve o projeto intitulado ´´Apareça na Praça da Bandeira`` onde é feita uma demonstração dos serviços oferecidos pela associação, como serviços clínicos, educacionais, biblioteca, informática e apresentação dos voluntários juntamente com os excepcionais entre outros aspectos.

Atualmente a APAE atende quase 600 portadores de necessidades especiais, de 43 municípios, sendo quase todos de Campina. A equipe de trabalho é formada por mais de 80 profissionais especializados em neurologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogos, assistentes sociais, professores e principalmente voluntários com quem pode-se trocar algumas idéias e experiências e quem sabe descobrir a vontade de ser voluntário tornando-se mais um dos milhares de bem feitores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Ser voluntário é uma experiência pela qual todas as pessoas deveriam passar não pensando apenas em enriquecer o seu currículo. Oportunidade não falta, são muitas entidades em nossa cidade que precisam de voluntários O crescimento pessoal e até profissional a partir do trabalho modela a visão individualista em relação à sociedade, ou seja, o egoísmo. Desenvolver habilidades em grupo e ajudar o próximo é responsabilidade social, que cabe a todos nós.

Nenhum comentário: