25 de maio de 2008

Paróquia inaugura Museu Provisório de Arte Sacra

Fazendo parte das comemorações dos 90 anos da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel a Igreja Católica de Santa Cruz do Capibaribe inaugurou hoje às 4h da tarde o Museu Provisório de Arte Sacra. O Blog do Melqui, sempre buscando manter atualizados os santa-cruzenses traz em primeira mão fotos e matéria completa sobre a inauguração do museu e do que ele contém.
Na ocasião estiveram presentes Monsenhor Heleno(pároco da cidade), Dom Dino(Bispo Diocesano), o vereador Dimas Dantas, além da comunidade católica e vários curiosos.
Quem for ao local poderá conferir de perto um pouco da história da paróquia, já que essa chega a ser mais velha do que a própria cidade- Santa Cruz tem 54 anos e a paróquia 90-, bem como os significados década peça disposta à exposição, já que durante toda essa semana(período em que o museu irá funcionar) sempre terá alguém lá para explicar um pouco de cada peça.
Quem visitar o local, o museu está funcionando nas dependências da Escola Construindo o Saber ao lado da Igreja de São Cristóvão, na Avenida 29 de Dezembro; poderá conferir de perto peças como: o antigo confessionário, fotos dos padres que por aqui já passaram(Padre Ibiapina, Padre Bianchi, Padre Zuzinha entre outros), além da mobília da antiga Casa Paroquial e de vários objetos utilizados pelo Padre Zuzinha.
Acredita-se que a sala onde estão dispostos os objetos utilizados pelo Padre Zuzinha deverá receber grande número de visitantes, já que o mesmo é considerado um das maiores personalidades santa-cruzenses.
No local até mesmo um relógio que segundo conta a lenda parou de funcionar exatamente no momento em que Padre Zuzinha faleceu(10h), porem não se sabe informar se o falecimento foi às 10h da manhã ou da noite.
Lá os visitantes também encontrarão batinas, a roupa utilizada pelo Padre Zuzinha no dia-a-dia, livros de registro de óbito entre outras peças.
Vale a pena conferir e conhecer um pouco da história da igreja católica em Santa Cruz do Capibaribe que na verdade confundi-se até mesmo com a própria história da cidade pela forte participação dos componentes no processo de construção do município.O museu irá funcionar até domingo, 1º de junho, pela manhã, tarde e noite.








































Legenda: Foto1- Mobília e vestimenta utilizada pelo Padre Zuzinha, foto 2- visitantes observam as peças em exposição, foto 3 – batinas, foto 4 – Monsenhor Heleno (pároco da cidade, de amarelo) com Dom Dino (bispo da diocese de branco) e fieis, foto 5 –Santo Antonio flutua no lago da entrada, foto 6 – Romenyck explicando aos visitantes a utilidade de cada peça e foto 7 – o relógio que acredita-se ter parado de funcionar no exato momento do falecimento do Padre Zuzinha.

Nenhum comentário: