31 de maio de 2007

Desculpas

Quero pedir desculpas as pessoas que acompanham meu blog regularmente. Sei que não venho atualizando o mesmo com frequência, porém isso está ocorrendo pois estamos encerrando a IV unidade na Universidade e estou trabalhando para o site Repórter Junino www.reporterjunino.com.br , o que está tomando muito tempo. Mais tentarei na medida do possível postar sempre algo. Obrigado e continuem acessando.

26 de maio de 2007

Hugo Chavez quer fechar rede de televisão

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, anunciou hoje que irá determinar o fechamento da mais antiga rede de televisão do pais, a RCTV. Isso acabou por revoltar muitas pessoas que realizaram uma marcha contra a decisão do governante, alguns exibiam faixas que dizia ´´Telenovela é vida``. E assim segue o presidente com suas posições ditatoriais.

25 de maio de 2007

Forró versus forró

Ritmo musical típico do nordeste brasileiro, o forró vem passando por muitas transformações em sua estética nos últimos anos. Isso caba por gerar uma discussão a respeito das conseqüências dessas mudanças.
Desde muito tempo os nordestinos têm o forró, que é na verdade de procedência mestiça com elementos indígenas, africanos e europeus, presente em suas tradições culturais. E junto com ele outras danças como o xaxado, o cote, o coco, a quadrilha e o baião. Logo após o surgimento de Luiz Gonzaga como expoente musical desse ritmo e sua posterior consagração como o ´´ rei do forró`` a dança conquistou a simpatia e adesão de muitas pessoas.
No inicio o forró contava com instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba e executava uma melodia alegre com letra rica em poesia, que contava os muitos ´´causos`` nordestinos. O tempo passou e novos instrumentos como a bateria, os metais (trompete, trombone, saxofone e etc), além dos de percussão foram sendo agregados, surgindo assim o que hoje é conhecido como ´´ forró estilizado``. Essa outra vertente do forró apresenta ao público uma nova roupagem para o ritmo, com sons metalizados e letra descontraída.
Alguns críticos musicais e até mesmo artistas do segmento apontam de maneira negativa as referidas mudanças e chegam a mencionar a possível extinção da essência do forró tradicional. Como é o caso de Paulo de Tarso, vocalista da banda paraibana ´´Forrozão Zabumbalada``, que também sinaliza como sendo negativas as modificações. Ele diz ´´essa metamorfose sofrida pelo forró é negativa, mesmo eu sendo cantor de uma banda de forró estilizado, acredito que o ritmo perde um pouco de sua autenticidade com essas mudanças. Eu acho que mesmo que as bandas utilizem também outros instrumentos, que não os já tradicionais, devem procurar manter vivo o valor da essência forrozeira``. È consenso entre os mais tradicionalistas, como é o caso das bandas de forró pé-de-serra e de seus respectivos admiradores, que o que se faz necessário é a divulgação da necessidade de se respeitar o forró de raízes, que tem por objetivo promover a alegria e a descontração, já que acreditam ser improvável se suprimir o forró tradicional.

20 de maio de 2007

Pernambucana é a melhor atleta em salto à distância do mundo

A pernambucana Keila Costa alcançou a marca de 6,88 metros, nesta manhã, no Grande Prêmio Belém de Atletismo, principal competição do país, superando a americana Akiba Mc Kinney, que tinha alcançado o melhor tempo mundial do ano, com a marca de 6,82. Com esse resultado, Keila já tem lugar marcado nos jogos do Pan deste ano, realizados no Rio de Janeiro.

Pagando o pato

É comum hoje em dia no Brasil ocorrer o seguinte: as embalagens dos produtos são reduzidas de tamanho, porém o preço final que é repassado para o consumidor não tem queda nenhuma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Dieese(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) de preços de sete produtos que tiveram sua gramatura alterada, em todos os casos, a mudança na embalagem causou prejuízo aos consumidores. As alterações resultaram em um acréscimo real -- sendo considerado o preço final do grama de cada produto-- de até 27%. Isso é uma falta de respeito para com o consumidor que além de pagar altíssimos impostos tem ainda que enfrentar esse tipo de constrangimento, pagar mais e levar menos. Mas fazer o que não é? Muitos irão dizer: fazer nada afinal estamos no Brasil. Só que é necessário que pensemos melhor sobre nossas atitudes afinal se cada um se empenhar em adotar posturas que coíbam esses abusos possivelmente poderá se melhorar o ambiente social.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117336.shtml

Rádio Pirata

Assunto já bastante discutido, o funcionamento de algumas emissoras de rádio ilegal no Brasil, tornou-se um complexo problema sem claras soluções. As autoridades responsáveis pela área das comunicações apregoam a necessidade de se coibir de imediato a permanência das chamadas rádios ´´piratas`` no ar. Existem inúmeras denúncias por parte das emissoras devidamente autorizadas a funcionar, que alegam estar sendo muito prejudicadas pelas ditas rádios que invadem suas freqüências de transmissão e prejudicam a programação da emissora. Outros possíveis prejudicados são os aeroportos, segundo especialistas essa interferência pode causar acidentes aéreos, e a polícia que afirmam também ter suas freqüências invadidas e seu trabalho prejudicado.
Muitas rádios, que se autodenominam comunitárias, e tem na direção pessoas inescrupulosas que agem pensando tão somente em alcançar lucros financeiros, prestigio e respeito da sociedade de uma forma geral não estão nem um pouco preocupadas em atender os anseios da comunidade.
Por outro lado existem aquelas que realmente se preocupam e lutam pelo bem estar da comunidade. Por isso é necessária a organização de novas estratégias que venham a acabar de fato com a pirataria e a charlatanice, que só prejudicam a sociedade, e que beneficiem os que estão comprometidos com o bem estar comunitário.

16 de maio de 2007

A UEPB e a realidade

A UEPB(Universidade Estadual da Paraíba) possui vários prédios espalhados pela cidade de Campina Grande e conta ainda com campus em outros municípios, como por exemplo Guarabira, passa hoje por muitos problemas estruturais.
Com um universo de mais de mais de 3.000 alunos que se encontram distribuídos em vários cursos a universidade, e entra nesse mérito as pessoas responsáveis pela administração da mesma, mesmo tendo se tornado auto-suficiente economicamente é incapaz de efetuar reparos na estrutura física e aprimorar, ou seja, reciclar o quadro docente.
Segundo aponta Josemilda Santos, aluna do primeiro ano do curso de Comunicação Social (Jornalismo) ´´ a verba que é disponibilizada deveria ser melhor aplicada propiciando melhorias nos laboratórios`` ela observa ainda que ´´no tocante aos professores deveria ocorrer uma fiscalização quanto ao método de ensino empregado em sala de aula, pois muitos deixam a desejar e isso acaba por desestimular os alunos comprometidos com o curso``.
Além de toda a problemática da falta de interesse por parte dos dirigentes em sanar ao menos os problemas superficiais, a passividade com que a maioria dos alunos se portam existe ainda entre os integrantes da instituição uma exarcebada e doentia paixão política que caba por atrapalhar o andamento do processo educativo. Sabe-se que é ilusão querer acabar de vez com esse fanatismo mas é necessário que se repense a forma de comportamento que a maioria vem tendo.

12 de maio de 2007

Mais uma chance

Não foi só uma chuva de verão
Nem uma paixão de carnaval
Nem só uma noite de prazer
Foi muito mais, foi tudo
Mais do que eu podia imaginar
Mais que tudo que eu sempre sonhei
Quando eu vi amor você chegar
Pensei: ganhei o mundo!
Só que o destino preparou
Uma armadilha pra nos separar
E conseguiu eu sei!
Sei que fui culpada por favor
E eu te peço pelo bem do nosso amor
Mais uma chance
Meu amor, se eu fosse você
Eu voltava pra mim
Eu viria me socorrer
Não iria deixar morrer
Nosso amor!

http://banda-calypso.letras.terra.com.br/letras/890415/

Estágio

Qual a importância do estágio? Que tipo de crescimento ele pode proporcionar? São perguntas que habitam a cabeça de muitos estudantes. É notório que o sucesso de uma profissão, seja ela medicina, jornalismo entre outras, requer do interessado a passagem por muitos patamares, entre eles o estágio, que com graus de dificuldades diferentes servirão como incentivo para a continuação da caminhada rumo a estabilidade e sucesso profissional. O êxito de qualquer empreitada resultará em quase totalidade do esforço, engajamento e compromisso do iniciante e não do patrão. Porém o estagiário deve ter cautela para não acabar por ser mais um mero produto do sádico mercado capitalista existente.

Enem

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nessa segunda, dia 14 de maio, e irá durar até o dia 15 de junho. Foi disponibilizado um novo site, através do qual os alunos poderão efetuar a inscrição via internet, é o www.enem.inep.gov.br . Como a maioria dos estudantes já está ciente podem participar do exame alunos que estão cursando o ensino médio ou que já o concluíram. Aqueles que estudam ou estudaram em escola pública, participante do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e os que comprovarem carência são isentos do pagamento da taxa de R$35, 00, que vigorará para os demais, ou seja, alunos da rede particular de ensino.

11 de maio de 2007

Clodovil poderá ser cassado

O polêmico deputado federal Clodovil Hernandez é acusado de quebra de decoro parlamentar, e poderá, portanto ter seu mandato cassado após ter realizado um festival de ofensas e agressões verbais contra as mulheres. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), encaminhou ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), representação contra o deputado poradotar práticas incompatíveis com o decoro parlamentar.

A UEPB vai paralisar.

Na próxima quinta-feira, 23 de maio, ocorrerá uma paralisação por parte dos docentes da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) a fim de reivindicar a melhoria salarial. Segundo o site http://www.uepb.edu.br/ ´´já foi enviado pela reitora Marlene Alves à ADUEPB um documento que esclarece a situação orçamentária da Universidade e expondo também as exigências já atendidas pela Reitoria da Instituição``. Existe a possibilidade de se iniciar uma greve que por conseqüência acarretaria em muitos prejuízos para o alunado, tendo em vista que em geral greves e paralisações prejudicam tão somente este grupo.

10 de maio de 2007

Bento XVI no Brasil


Papa é o título conferido ao Bispo e religioso superior de Roma, o sumo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe de estado do Vaticano. O Papa, segundo o catolicismo, é o sucessor de são Pedro. O Sumo Pontífice atual chegou ao Brasil na tarde de ontem, quarta-feira nove de maio, e antes mesmo disso toda a mídia brasileira já se encontrava concentrada em focar na figura de Bento XVI todas as lentes e atenções. Apontado como conservador e tradicionalista ele defende o veto ao uso da camisinha e a proibição da prática do aborto. Toda a estrutura montada aqui no Brasil para a visita do Papa resultou no gasto de uma soma enorme de dinheiro, que alguns apontam como sendo desnecessária tendo em vista que ele é homem como todos os homens e alegam ainda que esse montante deveria ser utilizado para amenizar o sofrimento e a fome que milhões de famílias passam no Brasil. Cadeiras confeccionadas exclusivamente para uso pessoal do pontífice, talheres e pratos com acabamento de ouro, carro e cabine blindada demonstram a opulência de um pontificado. Chega a ser uma ironia, tanta riqueza e ostentação em torno de um só homem, enquanto outros mihlões perecem sem ter nem o que comer.

5 de maio de 2007

São João de Campina Grande

O São João de Campina Grande deste ano prestará uma homenagem ao instrumentista, arranjador e compositor paraibano Severino Dias de Oliveira, conhecido artisticamente como Sivuca (falecido recentemente) , não apenas com suas músicas sendo tocadas durante o evento, mas também com uma réplica da casa onde ele morou e exposição de vários de seus trabalhos. Está prevista ainda a presença da esposa de Sivuca, Glorinha Gadelha, durante o evento.

Confiram as atrações no palco principal do Parque do Povo:

Sexta-feira dia 1: Oquestra Sinfônica da Paraíba, Ton Oliveira & Banda, Jairo Madruga e Aviões do Forró;
Sábado dia 2:Gatinha Manhosa, Santana;
Domingo dia 3: Sirano e Sirino, Duquinha e Amazan;
Segunda-feira dia 4: Festival de Sanfona e Banda Pimenta da Terra;
Terça-feira dia 5:Festival de Sanfona, Forrozão Raça Pura e Cícero Romão;
Quarta-feira dia 6: Banda Magia, Forrozão Água de Cocó e Mastruz com Leite;
Quinta-feira dia 7: Dorgival Dantas, Forró na Tora e Cicinho Casca e Nó;
Sexta-feira dia 8: Os 3 do Nordeste, Brasas do Forró e Alçeu Valença;
Sábado dia 9: Festa da Correio FM;
Domingo dia 10: Forró Real, Banda Magníficos e Banda Talentt`s;
Segunda-Feira dia 11: Festival de Safona e Saia Justa;
Terça-feira dia 12: Louro Santos, Banda Avalon e Banda Grafite;
Quarta-feira dia 13: Afrodite, Magnatas do Forró e João Oliveira;
Quinta-feira dia 14:Eliane & Banda, Vicente Nery e Cheiro de Menina e Fubá de Taperoá;
Sexta-feira dia 15: Forrozão Chiquita Bakana, Banda Calypso e Banda Arriégua;
Sábado dia 16: Forrofest;
Domingo dia 17: Gaviões do Forró, Limão com Mel e Forró Nela;
Segunda-feira dia 18: Festival de Safona, Genival Lacerda e Forró Society;
Terça-feira dia 19: Festa dos 35 anos dos Três do Nordeste e Convidados;
Quarta-feira dia 20:Inaudete Amorim, Os 3 do Chamego e Banda Flor da Pele;
Quinta-feira dia 21:Dominguinhos, Pinto do Acordeon e Felipão e Forró Maior;
Sexta-feira dia 22:Luizinho Calixto, Forró Collo de Menina e Assisão;
Sábado dia 23: Elba Ramalho, Ton Oliveira e Toni Dumond;
Domingo dia 24: Zé Ramalho, Almir Rouche e Banda MexeVille ;
Segunda-feira dia 25: Finalista do Festival de Sanfona, Forró Karkará e Banda Inpacto X;
Terça-feira dia 26: Sussa de Monteiro, Os Filhos do Forró e Ranieri Gomes;
Quarta-feira dia 27:Geraldinho Lins, Cavaleiros do Forró e Ferro na Boneca;
Quinta-feira dia 28:Flávio José, Alcymar Monteiro e Zé Calixto;
Sexta-feira dia 29: Forró do Litoral, Fogo de Menina e Frank Aguiar;
Sábado dia 30: Ladja Betânia e Banda Palov;
Domingo dia 1 de julho: Balança Nenê, Calcinha Preta e Ton Oliveira.

4 de maio de 2007

Inveja

A inveja é o desejo por atributos, posses, status e habilidades de outra pessoa. É característica do invejoso a sensação de impotência diante das capacidades e peculiaridades do invejado. No mundo canino em que vivemos é cada vez mais presente a inveja de forma doentia.As pessoas que adotam esse comportamento são em geral indivíduos frustrados que não conseguem de alguma forma lograr êxito em suas empreitadas e desenvolve um sentimento de cobiça para com as conquistas e destaques galgados pelos outros. É indispensável ao invejoso que ele adote posições mais benéficas para consigo mesmo e para com os outros, tendo em vista que se continuar a alimentar esse tipo de comportamento acabará por excluir de seu circulo social pessoas que se ele aceitar poderão lhes beneficiar, ou seja, proporcionar ao mesmo amizades e trocas sensacionais as quais em se isolando não poderá obter com outras pessoas que considera amigas. Agora se o dito cujo entender que a melhor forma de alcançar destaque é se enclausurando e se isolando de todos que julga precipitadamente uma ameaça para si, aí paciência.