17 de junho de 2007

Filosofia:O conflito entre a tecnologia e a natureza humana

Nos dias de hoje o homem é capaz de realizar atividades que julgue indesejáveis só para alcançar os objetivos pretendidos. Já os outros animais não são capazes de planejar suas ações e nem de calcular os conseqüentes resultados das mesmas. Isso acontece, pois as pessoas não apreciam o prazer a longo prazo, para elas é mais interessante usufruir dos benefícios momentâneos.
Assim como era no sistema escravista hoje muitos trabalham tão somente para sua sobrevivência, tornando-se cativos das ações determinantes das novas tecnologias, abrindo mão de direitos que as leis trabalhistas os asseguram.
Não existem objetivos comuns entre empregados e empregadores. Este visa apenas os lucros não se importando com as carências daquele que por sua vez está interessado tão somente na remuneração e na jornada de trabalho sem se importar em vestir de fato a camisa da empresa. Algumas empresas agem de maneira maquiavélica já que acredita-se que o lucro pode ser conseguido mais facilmente por meio da publicidade do que pelo aperfeiçoamento do produto.
A produção de bens para o consumo pessoal seria suficiente, porém a produção em massa visando o lucro faz-se necessária frente ao mundo capitalista e ao sistema que aliena seus integrantes a desejar cada vez mais ganhos.
Tendo em vista a conturbada cena econômica mundial, as ações praticadas pelas pessoas nas mais diferentes situações, união ou competição, são aceitáveis já que as mesmas são componentes de um planeta dúbio onde o que importa são as aparências, ou seja, agir com segundas intenções é entendível na esfera capitalista em que eles vivem.
O governante que defende os interesses da população mais carente é mal visto pelos setores isolados da sociedade e o que defende os interesses das classes dominantes é condenado pelo resto da população, esse fato pode ser verificado no Brasil onde o presidente aparenta defender os interesses das camadas populares e desagrada os detentores de grande soma de capital.
Outro elemento presente na discussão é a competição que está presente na sociedade de consumo em que vivemos. Os enfrentamentos são válidos, pois atendem as carências dessa sociedade individualista.
Quando se fala de limitações muitas vezes o homem não consegue esclarecer um problema e suas causas, então ele cria um vilão ao qual atribui toda a culpa. Um exemplo é a postura adotada pelo presidente norte-americano que criou na figura dos mulçumanos um ´´inimigo`` a paz mundial, porém é sabido que sua real intenção é enfraquece-los, já que apresentam força no cenário mundial, e dominar a produção do petróleo no Oriente Médio. Isso é catastrófico, o melhor que se tem a fazer é procurar uma maneira de solucionar a anomalia ao invés de se criar um bode expiatório.
A dita democracia tem que ser executada de fato, deixando de ser simplesmente uma palavra vaga na máquina governamental. Caso contrário o homem será para sempre escravo das ideologias propagadas pela classe dominante. A ciência e a tecnologia que deveriam ser utilizadas tão somente com espírito humanitário não procedem dessa forma, gerando inúmeros problemas.
Na sociedade industrializada as pessoas absorvem comportamentos mecânicos tornando-se assim desinteressantes. Corre-se então o risco de se extinguir o amor próprio, em nome de uma falsa igualdade democrática.
As informações acima mencionadas surtiriam melhor efeito se difundidas via televisão, tendo em vista que esse é o veículo de comunicação com maior abrangência entre todas as camadas sociais.

Sábado com casa cheia

Nesse sábado16 para a manhã do domingo 17 o São João de Campina Grande, mais precisamente no Parque do Povo, localizado na Avenida 13 de Maio no centro da cidade, registrou a presença de um enorme montante de pessoas. Em busca de diversão e de dançar forró campinenses e turistas compareceram em massa ao local onde a principal apresentação da noite foi Sirano e Sirino.

Palhoças animadas

Com várias alternativas para se divertir os forrozeiros que comparecerem à Campina Grande nas festas juninas desse ano, assim como nos outros, podem optar por dançar em uma das três ilhas de forró existentes no Parque do Povo. Com repertório voltado 100% para o forró pé-de-serra as bandas que se apresentam nos locais atraem a atenção dos admiradores do forró tradicional que caem no ritmo e dançam até altas horas da madrugada.
Em visita as palhoças podemos verificar a presença de turistas de estados nordestinos como Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e outros estados brasileiros e até mesmo outros paises.

16 de junho de 2007

Cássio Cunha Lima inclui Momento Junino no Caléndário Turístico da Paraíba

Por Melqui Lima e Ligia Coeli

O Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, visitou o programa Momento Junino da TV Borborema nesse sábado, 16, onde falou sobre as obras que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Na ocasião o Governador sancionou uma lei de autoria do Deputado Estadual Artur Cunha Lima que estabelece o programa Momento Junino como atração do Calendário Turístico da Paraíba.

O apresentador do programa, Abílio José, ao anunciar a notícia frisou: “Isso aqui é um troféu em reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da TV Borborema”.

Os Nonatos: ´´Não somos forrozeiros``.


Por Melqui Lima e Ligia Coeli

Com quinze anos de carreira, a dupla “Os Nonatos”, que apesar da similaridade dos nomes não são parentes, já tiveram suas músicas regravadas por ícones musicais como Amazan, Mastruz com Leite e Flávio José, e afirmam: “É muito bom ter o trabalho reconhecido”.

A dupla teve seu primeiro encontro em 1988 em uma emissora de rádio, porém só em 1992 ocorreu a primeira apresentação, realizada na cidade de São Paulo. A princípio, eram só os cantores, com o passar do tempo foram incorporados mais integrantes, como percursionistas e violonistas.

Apesar de terem seus sucessos regravados basicamente por bandas de forró, Os Nonatos disparam: "Não somos forrozeiros” e afirmam: “Nosso estilo é o romântico”. Os artistas já contam com 15 CD´s gravados e um DVD, lançado no final do ano passado, analisam a carreira como sendo positiva, “Gradativa sem pretensão de enriquecer, até mesmo as divergências foram bem vindas”, dizem.

Ao serem indagados sobre a disputa de espaço entre o forró estilizado e o tradicional eles afirmam: “É tudo uma questão de mídia, mais ambos envolvem profissionais”, se posicionando contra as músicas apelativas.

Para finalizar a dupla apontou de maneira satisfatória a iniciativa da TV Borborema em realizar o projeto Momento Junino, acrescentando que essa ação é extraordinária, e só tem a acrescer não só para a televisão como a cultura.

Sirano e Sirino animaram o Momento Junino neste sábado


O Momento Junino deste sábado (16) veio repleto de novidades, o programa é líder de audiência do meio-dia às duas da tarde e transmitido pela TV Borborema, canal 9.
A primeira atração foi Cissinho Lima, o “Vaqueiro do forró”, tocando para o público e para os telespectadores, um repertório essencialmente regional, com forró pé-de-serra.

O humorista campinense Shaolim esteve presente durante todo o programa e mostrou irreverência ao interagir com o público fazendo imitações de personalidades como o presidente Lula e Faustão. No público, presença de Fechine, do Prefeito da Cidade de Montadas e até de uma comitiva de turistas norte-americanos. Ocorreu sorteio de brindes como CD´s e DVD´s.

A segunda atração, a banda Fogo de Menina, apresentou além do forró estilizado, músicas consagradas do forró tradicional com uma roupagem nova.

A dupla “Os Nonatos” se apresentou às 13h, e levou para a telinha um show romântico e acústico. Os mesmos estiveram acompanhados pelos violonistas Léo Meira e Felipe Francis e tocaram grandes sucessos como “Ponto G”, “Mudança Radical” e “Casa de Campo”.

A última atração foram os “Cabras Desmantelados” Sirano e Sirino, que cantaram “Mulher ingrata e fingida”, “Olha pro céu meu amor” e uma inusitada versão do Hino Nacional executada na sanfona. Esteve presente ainda o Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima que trouxe uma surpresa para os que gostam do programa, ao anunciar que o mesmo passa a fazer parte do calendário turístico da Paraíba.

Momento Junino




Programa que exibe toda a riqueza cultural do São João exibido na afiliada do SBT em Campina Grande, a TV Borborema, recebeu a visita nesse sábado 16 do humorista Shaolim.

15 de junho de 2007

XXVIII Corrida da Fogueira será realizada no domingo em Campina Grande

Redação Repórter Junino


Será realizada no próximo domingo (17), a 28ª Corrida da Fogueira. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação Esportes e Lazer (SEDUC) e faz parte do calendário de eventos da cidade.

A organização espera um grande número de participantes, as inscrições continuam abertas na Coordenadoria de Esportes, que fica na Rua Getúlio Vargas, no Centro. Os interessados devem procurar o local até hoje, levando um agasalho ou cobertor em bom estado para doar no ato da inscrição.
O percurso da prova será o seguinte: Os participantes percorrerão a Avenida Floriano Peixoto no sentido das Malvinas, até o giradouro da Avenida Dinamérica, por onde correrão até a avenida Almirante Barroso. Em seguida, eles retornarão ao Centro até a esquina com a Rua Dr. João Moura no sentido Açude Velho, chegando ao Parque do Povo.
Os três primeiros lugares serão premiados nas dez categorías participantes. Os vencedores receberão troféus, medalhas e um valor em dinheiro correspondente a sua categoría. O participante, no ato da inscrição, fornecerá o número de uma conta bancária para que o prêmio seja depositado em caso de vitória.

Tem Banda Calypso em Campina Grande Hoje




Com 14 cd´s e 4 dvd´s já lançados a banda paraense fundada em 1999, que tem Joelma como vocalista deve arrastar uma multidão até o Arraial Hilton Mota no Parque do Povo hoje. A banda apresenta um repertório que traz ritmos variados como calypso caribenho, passando pela lambada, pelo merengue e chegando ao carimbo.

13 de junho de 2007

Programação do São João de Santa Cruz do Capibaribe

Circo do Forró(Quengão)

15/06 – Forró Furando
16/06 - Banda Lucidez
17/06 – Trio Capibaribe e Operários do Forró
22/06 – Forró Gostoso e Mel e Aveloz
23/06 – Forró Mania e Forró Zero Bala
24/06 – Forró Amor Gostoso
28/06 – Vira Copos
29/06 – Moleques do Forró e Forró Vitrine
30/06 – Forró Furando


Palco Principal

15/06 – Banda Dimetrose
16/06 – Garota Dengosa
17/06 – Forró Pinga Fogo
22/06 – Banda Dimetrose
23/06 – Escorpiões do forró e Gatinha Manhosa
24/06 – Colo de Menina e Forró do Matricó
28/06 – Kelvis Duran e Forró do Matricó
29/06 – Jorge de Altinho e Garota Dengosa
30/06 – Elba Ramalho e forró do Maticó

Drilhas

15/06 – Namoradrilha – Bandana
160/06 – Beijadrilha – Brasas do Forró
22/06 – Sulanca Elétrica – Juninho Vaneirão
29/06 – Douradrilha – Picape de Luxo

Comidas Gigantes


17/06 – Maior Xerém do mundo – Capilé
23/06 – Maior Bolo de Milho do mundo – Asas da América

Programnação do São João de Campina Grande no Parque do Povo- Palco

13
Quarta-Feira
Cabruêra
Magnatas do Forró
João Oliveira

14
Quinta-Feira
Eliane & Banda
Vicente Nery e Cheiro de Menina
Fuba de Taperoá

15
Sexta-Feira
Forrozão Chiquita Bakana
Duquinha
Banda Arriégua

16
Sábado Final Forró-Fest

17
Domingo
Gaviões do Forró
Limão Com Mel
Forró Nela

18
Segunda-Feira
Festival SIVUCA de Sanfona
Genival Lacerda
Forró Society

19
Terça-Feira
Festa dos 35 anos dos Três do Nordeste e convidados

20
Quarta-Feira
Inaudete Amorim
Os 3 do Chamego
Banda Flor da Pele

21
Quinta-Feira
Dominguinhos
Pinto do Acordeon
Banda Afrodite

22
Sexta-Feira
Luizinho Calixto
Forró Collo de Menina
Assisão

23
Sábado
Elba Ramalho
Ton Oliveira
Toni Dunnond

24
Domingo
Zé Ramalho
Almir Rouche
Banda Mexe Ville

25
Segunda-Feira
Finalista do Festival SIVUCA de Sanfona
Forró Karkará
Banda Impacto X

26
Terça-Feira
Sussa de Monteiro
Os Filhos do Forró
Raniere Gomes

27
Quarta-Feira
Geraldinho Lins
Cavaleiros do Forró
Ferro na Boneca

28
Quinta-Feira
Flávio José
Alcymar Monteiro
Zé Calixto

29
Sexta-Feira
Forró do Litoral
Fogo de Menina
Genildo e Genaldo

30
Sábado
Ton Oliveira
Ladja Betânia
Banda Palov

01
Domingo
Balança Nenên
Calcinha Preta
Garotões do Forró

8 de junho de 2007

Repórter Junino é sucesso

Projeto experimental do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, o site www.reporterjunino.com.br, tem a orientação das professoras Águeda Miranda Cabral, Karina Araújo, Patrícia Rios, Sávia Cássia e Verônica Oliveira.
O site foi ao ar no dia 29 de maio e deverá permanecer até o termino do período junino. O projeto visa proporcionar oportunidade de estágio aos estudantes do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPB ao mesmo tempo em que mantém todos os interessados informados sobre o São João de Campina Grande e região.
Desde seu lançamento o site vem oferecendo muitas informações aos internautas. Isso é resultado de muito trabalho por parte de todos os integrantes, sem isenção alguma. Sabe-se que existem muitos problemas e picuinhas, e isso é bem verdade, mais, no entanto os resultados são compensatórios.
Isso eu posso afirmar, pois fazendo parte do projeto estou conseguindo aprender muito ao mesmo tempo que exercito, ou seja, pratico o jornalismo.

Veneziano visita Parque do Povo e faz um balanço da festa


Por Alênicon Pereira, Alba Rossana e Luanna Farias



O prefeito Veneziano Vital do Rêgo marcou presença nessa noite de feriado no Parque do Povo, e falou sobre a importância do São João para Campina Grande.

Segundo Veneziano, a edição 2007 está bem mais profissionalizada e organizada, indo além do que foi projetado pelos organizadores do evento. Ele ressaltou o papel do turismo no período junino para geração de renda e empregos e destacou os benefícios que a festa traz para os comércios formais e informais.

Os números não nos deixam mentir, só nesses primeiros dias de São João, as vendas sofreram um aumento de mais de 15% em relação a todo período festivo do ano passado, o que tornou possível a geração de 8 a 10 mil empregos diretos e indiretos.

Em síntese, o balanço da festa para prefeitura é o melhor possível. Resta esperar até o final do São João para confirmar o sucesso do evento.

Alceu Valença em Campina Grande

Alceu se apresenta hoje no arraial Hilton Mota, localizado no Parque do Povo. Com muita alegria a noite provavelmente será de grande público no Parque do Povo para acompanhar de perto o ritmo contagiante do forró cantado pelo pernambucano.

Taxistas campinenses quintuplicam faturamento no período junino


Devido a tradição de seu São João por todo o Brasil Campina Grande tem o fluxo de pessoas aumentado consideravelmente nesta época do ano. Como resultado disto o comércio e o setor de transporte alternativo, como é o caso dos táxis, ganha impulso e um maior montante de dinheiro passa a circular na cidade.
Segundo o motorista de táxi Geraldo Augusto nesse período um taxista pode chegar a triplicar o seu faturamento diário. Para comprovar a suposição o mesmo afirma ´´ em dias normais eu espero muito tempo para conseguir algumas viagens e chegar a apurar em média R$30,00 já no período junino tem noites que chego a faturar R$150,00 ``.
Muitos taxistas, e até mesmos os motoristas de uma forma geral, reclamam da desorganização do transito próximo aos focos de animação no final da festa. Pois os motoristas e os pedestres agem irregularmente, fazendo ultrapassagens perigosas e manobras arriscadas.

Aluguel de roupas juninas aquece economia





Com o São João campinense partindo para sua segunda semana de festas, a procura por roupas juninas continua freqüente. Para atender as exigências do público consumidor, as oficinas de roupas oferecem aos seus clientes os mais variados trajes juninos, que vão desde o tradicional vestido de noiva até as roupas de cangaceiro.
Uma autêntica roupa junina deve conter cores alegres e características únicas como simplicidade e praticidade. No caso das vestimentas femininas Kátia, proprietária de um ateliê de roupas juninas, no centro da cidade, diz “um vestido às vezes pode até parecer simples, mas com uma armação bem elaborada a saia pode ganhar beleza”.
No que se refere aos valores da locação, Kátia aponta que pode variar de acordo com o tamanho e características da roupa, pois as mais trabalhadas tem o valor um pouco maior. O preço do aluguel pode variar de R$ 20,00 a R$ 40,00. Em média o cliente pode ficar com a roupa em seu poder por 24 horas, a maioria dos ateliês trabalham desta forma.
No ato do aluguel é firmado um contrato de responsabilidade entre o cliente e o locador, onde é adiantado o pagamento de 50% do valor do serviço. O locador fica responsável por entregar a vestimenta de acordo como combinado e o cliente por devolvê-la no mesmo estado de conservação que lhe foi entregue.

http://www.reporterjunino.com.br/n_aluguel_de_roupas_economia.html

4 de junho de 2007

Comunicação Social é 4

O curso de Comunicação Social(Jornalismo) da UEPB(Universidade Estadual da Paraíba) conseguiu nota 4 no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que tem o objetivo de medir o redimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O curso só não atingiu a nota máxima, 5, devido aos visíveis problemas físicos. Porém tanto o alunado quanto o quadro docente mostrou competência e qualidade.

A bolsa caiu

A bolsa da China caiu novamente, a despencada foi registrada hoje e ficou em 8,26%. Segundo o site G1 a queda se deve ao fato do governo ter aumentado os impostos.

Barraca da Natura é uma das mais visitadas no Parque do Povo.



Com uma equipe de profissionais simpáticos e educados a barraca da Natura, localizada logo no inicio do Parque do Povo, chamou a atenção pela longa fila que se formou em torno dela nas duas primeiras noites dos festejos juninos em Campina Grande.

Distribuição de mostras de um novo perfume, teatro de marionetes, exibição do comercial que está sendo veiculado na televisão e o sombra (personagem que segue e imita as pessoas animando o público presente) foram os artifícios usados para atrair a atenção dos forrozeiros campinenses e dos turistas de todo o Brasil que visitam a cidade nessa época do ano. Destaque da barraca está sendo a promotora Thayssa Mahara, parabenizada por todos.

Campina Grande- sítio no meio da cidade






Arquitetado e executado por João Dantas, vereador e dramaturgo campinense, o Arraial do Sítio São João está localizado em um terreno ao lado do teatro Assis Chateaubriand, no centro. A idéia era criar um ambiente o mais fiel possível a uma atmosfera da vida nordestina com suas características e particularidades. Ao que tudo indica que o propósito foi alcançado, isso você poderá verificar nas fotos que serão disponibilizadas. O evento já está em sua 7 edição e segundo a direção do Arraial o público previsto para esse ano gira em torno de 400.000 pessoas, que poderão encontrar no local uma típica cidade do interior do nordeste.

No espaço o visitante pode encontrar cópias fieis de um alambique (espaço onde se fabricava a cachaça), uma casa de farinha, uma residência (inclusive com móveis rústicos como fogão a lenha e camas antigas), bodega (que dispões desde pão até cigarro para vender), igrejas - com seus bancos, altares e até pia de batismo-, pensão, delegacia, difusora, bar, tipografia e uma animado espaço, chamado de ´´Forró da Bolandeira`` reservado para o forró pé-de-serra.

E o interessante é que muitos desses ambientes funcionam de verdade, a exemplo do bar e da bodega, com pessoas encenando a vida simples que o sertanejo levava antigamente, ou até mesmo ainda hoje, tendo em vista que muitas pessoas ainda vivem nesses moldes.

Apresentam-se ainda no palco banda de pífanos, trios de forró e declamadores de verso. Estima-se que os gastos com a execução do projeto girem em torno de R$60.000. O terreno utilizado é alugado, sendo assim necessário o desmonte de toda a estrutura após o termino dos festejos juninos. Faz-se necessário a aquisição de um espaço próprio para o projeto, que ficaria fixo permitindo assim que toda a sociedade pudesse conferir a qualquer época do ano como vivia o homem sertanejo. O projeto foi muito bem elaborado e pensado nos mínimos detalhes ficando assim de parabéns os que de alguma forma estiveram e estão envolvidos com o Arraial do Sítio São João.

2 de junho de 2007

São João de Campina Grande.

Fui pela primeira vez ontem ao São João de Campina Grande e pude conferir de perto toda a grandiosidade da festa. Com vários focos de animação a festa atrai milhares de pessoas. Lá no Parque do Povo tem a pirâmide, onde rola muito forró pé-de-serra e apresentação de quadrilhas, tem o palco principal onde as bandas de fama nacional e os artistas da terra também se apresentam e tem as barracas famosas pelo que oferecem aos turistas e a população campinense.

Tem artesanato, bebida, comida, perfumaria, até mesmo sandália. Tem muita gente bonita e vistosa. Porém o quesito segurança deve ser frisado, tendo em vista que mesmo com todo o aparato policial que a festa possa contar andar em meio ao grande público é uma missão de fogo.

A organização da festa teve o cuidado, e isso é louvável, de caprichar nos mínimos detalhes. O forrozeiro conta ainda com outros focos de animação como o Arraial Sítio São João. Infelizmente os moto-taxistas abusam da ocasião e chegam a cobrar R$ 5,00 por uma viagem, e como sempre já é tarde quando se retorna da festa o forrozeiro acaba por aceitar pagar o valor.

Tem aquela velha rivalidade entre Campina Grande e Caruaru, mais como disse um amigo meu, que agora eu não lembro qual, o que falta em um tem no outro. E sabe-se que para os admiradores do forró o que conta mesmo é ter uma sanfona, uma zabumba e um triângulo, importando pouco o ambiente.

Confiram fotos do Arraial Itararé


















































































































Fotos
1: Estúdio do programa.
2: O cantor Santana e Marcos, filho de Marinês.
3: Preparativos.
4: Iponax, Xique-Xique, Marcos e Jerimum.
5: Apresentação- Santana, Marcos e os outros sanfoneiros.
6: Eu e o cantor Santana.
7: Ligia, eu e Dalton Gadelha, diretor geral da TV Itararé.
8: Eu e Marcos.

Arraial Itararé: Programa foi lançado neste sábado com presença de grandes artistas

Por Ligia Coeli e Melqui Ferreira


A primeira edição do Arraial Itararé, promovida pela emissora local de mesmo nome e afiliada da TV Cultura, foi transmitida neste sábado (2) via satélite para todo o Brasil, ao vivo, do Centro de Cultura e Arte, no Açude Novo. Das 15 às 16h, Marcos Farias, filho de Marinês, acompanhado por Xique-Xique e Jerimum, dois personagens que conferem humor ao programa, levaram ao ar a autêntica cultura nordestina.

Em clima de descontração, o acontecimento teve a presença de Santana, o “contador de histórias”, como gosta de ser chamado. O artista, acompanhado dos sanfoneiros Cesinha e Inaldo fez uma homenagem à “Rainha do Xaxado”, ao cantar a música “Meu Cariri”, um hino imortalizado pela voz da cantora, além de canções como “Xodó”, “Ana Maria” e, lembrando Luiz Gonzaga, “Estrela Miúda”. Esteve presente ainda o filho do repentista Ivanildo Vila Nova, o poeta Iponax vila Nova, que frisou a importância de manter forte a cultura e a identidade nordestina e citou versos em memória de Marinês.

Na platéia, formada convidados, estavam presentes ainda Fátima Marcolino, filha do poeta Zé Marcolino, além do próprio idealizador do projeto, o diretor geral da TV Itararé, Dalton Gadelha. Segundo ele, esta iniciativa tem como intuito, trazer uma experiência nova no que diz respeito à mostra da cultura nordestina, divulgando o estilo de vida da população. “Queremos que tenha o sotaque do Nordeste”, afirmou Gadelha, pois “o São João é uma síntese do comportamento, vida e sociedade dos nordestinos”, concluiu.

O apresentador Marcos Farias falou da importância de iniciativas como essa para a representação da cultura paraibana, pois dessa maneira Campina Grande só tem a ganhar. E continuou dizendo: “Precisou minha mãe morrer para as pessoas acreditarem nisso”. Ele foi convidado para fazer parte do projeto porque além de ter intimidade com os artistas convidados, é uma representação genuína das raízes musicais nordestinas.

31 de maio de 2007

Desculpas

Quero pedir desculpas as pessoas que acompanham meu blog regularmente. Sei que não venho atualizando o mesmo com frequência, porém isso está ocorrendo pois estamos encerrando a IV unidade na Universidade e estou trabalhando para o site Repórter Junino www.reporterjunino.com.br , o que está tomando muito tempo. Mais tentarei na medida do possível postar sempre algo. Obrigado e continuem acessando.

26 de maio de 2007

Hugo Chavez quer fechar rede de televisão

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, anunciou hoje que irá determinar o fechamento da mais antiga rede de televisão do pais, a RCTV. Isso acabou por revoltar muitas pessoas que realizaram uma marcha contra a decisão do governante, alguns exibiam faixas que dizia ´´Telenovela é vida``. E assim segue o presidente com suas posições ditatoriais.

25 de maio de 2007

Forró versus forró

Ritmo musical típico do nordeste brasileiro, o forró vem passando por muitas transformações em sua estética nos últimos anos. Isso caba por gerar uma discussão a respeito das conseqüências dessas mudanças.
Desde muito tempo os nordestinos têm o forró, que é na verdade de procedência mestiça com elementos indígenas, africanos e europeus, presente em suas tradições culturais. E junto com ele outras danças como o xaxado, o cote, o coco, a quadrilha e o baião. Logo após o surgimento de Luiz Gonzaga como expoente musical desse ritmo e sua posterior consagração como o ´´ rei do forró`` a dança conquistou a simpatia e adesão de muitas pessoas.
No inicio o forró contava com instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba e executava uma melodia alegre com letra rica em poesia, que contava os muitos ´´causos`` nordestinos. O tempo passou e novos instrumentos como a bateria, os metais (trompete, trombone, saxofone e etc), além dos de percussão foram sendo agregados, surgindo assim o que hoje é conhecido como ´´ forró estilizado``. Essa outra vertente do forró apresenta ao público uma nova roupagem para o ritmo, com sons metalizados e letra descontraída.
Alguns críticos musicais e até mesmo artistas do segmento apontam de maneira negativa as referidas mudanças e chegam a mencionar a possível extinção da essência do forró tradicional. Como é o caso de Paulo de Tarso, vocalista da banda paraibana ´´Forrozão Zabumbalada``, que também sinaliza como sendo negativas as modificações. Ele diz ´´essa metamorfose sofrida pelo forró é negativa, mesmo eu sendo cantor de uma banda de forró estilizado, acredito que o ritmo perde um pouco de sua autenticidade com essas mudanças. Eu acho que mesmo que as bandas utilizem também outros instrumentos, que não os já tradicionais, devem procurar manter vivo o valor da essência forrozeira``. È consenso entre os mais tradicionalistas, como é o caso das bandas de forró pé-de-serra e de seus respectivos admiradores, que o que se faz necessário é a divulgação da necessidade de se respeitar o forró de raízes, que tem por objetivo promover a alegria e a descontração, já que acreditam ser improvável se suprimir o forró tradicional.

20 de maio de 2007

Pernambucana é a melhor atleta em salto à distância do mundo

A pernambucana Keila Costa alcançou a marca de 6,88 metros, nesta manhã, no Grande Prêmio Belém de Atletismo, principal competição do país, superando a americana Akiba Mc Kinney, que tinha alcançado o melhor tempo mundial do ano, com a marca de 6,82. Com esse resultado, Keila já tem lugar marcado nos jogos do Pan deste ano, realizados no Rio de Janeiro.

Pagando o pato

É comum hoje em dia no Brasil ocorrer o seguinte: as embalagens dos produtos são reduzidas de tamanho, porém o preço final que é repassado para o consumidor não tem queda nenhuma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Dieese(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) de preços de sete produtos que tiveram sua gramatura alterada, em todos os casos, a mudança na embalagem causou prejuízo aos consumidores. As alterações resultaram em um acréscimo real -- sendo considerado o preço final do grama de cada produto-- de até 27%. Isso é uma falta de respeito para com o consumidor que além de pagar altíssimos impostos tem ainda que enfrentar esse tipo de constrangimento, pagar mais e levar menos. Mas fazer o que não é? Muitos irão dizer: fazer nada afinal estamos no Brasil. Só que é necessário que pensemos melhor sobre nossas atitudes afinal se cada um se empenhar em adotar posturas que coíbam esses abusos possivelmente poderá se melhorar o ambiente social.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117336.shtml

Rádio Pirata

Assunto já bastante discutido, o funcionamento de algumas emissoras de rádio ilegal no Brasil, tornou-se um complexo problema sem claras soluções. As autoridades responsáveis pela área das comunicações apregoam a necessidade de se coibir de imediato a permanência das chamadas rádios ´´piratas`` no ar. Existem inúmeras denúncias por parte das emissoras devidamente autorizadas a funcionar, que alegam estar sendo muito prejudicadas pelas ditas rádios que invadem suas freqüências de transmissão e prejudicam a programação da emissora. Outros possíveis prejudicados são os aeroportos, segundo especialistas essa interferência pode causar acidentes aéreos, e a polícia que afirmam também ter suas freqüências invadidas e seu trabalho prejudicado.
Muitas rádios, que se autodenominam comunitárias, e tem na direção pessoas inescrupulosas que agem pensando tão somente em alcançar lucros financeiros, prestigio e respeito da sociedade de uma forma geral não estão nem um pouco preocupadas em atender os anseios da comunidade.
Por outro lado existem aquelas que realmente se preocupam e lutam pelo bem estar da comunidade. Por isso é necessária a organização de novas estratégias que venham a acabar de fato com a pirataria e a charlatanice, que só prejudicam a sociedade, e que beneficiem os que estão comprometidos com o bem estar comunitário.

16 de maio de 2007

A UEPB e a realidade

A UEPB(Universidade Estadual da Paraíba) possui vários prédios espalhados pela cidade de Campina Grande e conta ainda com campus em outros municípios, como por exemplo Guarabira, passa hoje por muitos problemas estruturais.
Com um universo de mais de mais de 3.000 alunos que se encontram distribuídos em vários cursos a universidade, e entra nesse mérito as pessoas responsáveis pela administração da mesma, mesmo tendo se tornado auto-suficiente economicamente é incapaz de efetuar reparos na estrutura física e aprimorar, ou seja, reciclar o quadro docente.
Segundo aponta Josemilda Santos, aluna do primeiro ano do curso de Comunicação Social (Jornalismo) ´´ a verba que é disponibilizada deveria ser melhor aplicada propiciando melhorias nos laboratórios`` ela observa ainda que ´´no tocante aos professores deveria ocorrer uma fiscalização quanto ao método de ensino empregado em sala de aula, pois muitos deixam a desejar e isso acaba por desestimular os alunos comprometidos com o curso``.
Além de toda a problemática da falta de interesse por parte dos dirigentes em sanar ao menos os problemas superficiais, a passividade com que a maioria dos alunos se portam existe ainda entre os integrantes da instituição uma exarcebada e doentia paixão política que caba por atrapalhar o andamento do processo educativo. Sabe-se que é ilusão querer acabar de vez com esse fanatismo mas é necessário que se repense a forma de comportamento que a maioria vem tendo.

12 de maio de 2007

Mais uma chance

Não foi só uma chuva de verão
Nem uma paixão de carnaval
Nem só uma noite de prazer
Foi muito mais, foi tudo
Mais do que eu podia imaginar
Mais que tudo que eu sempre sonhei
Quando eu vi amor você chegar
Pensei: ganhei o mundo!
Só que o destino preparou
Uma armadilha pra nos separar
E conseguiu eu sei!
Sei que fui culpada por favor
E eu te peço pelo bem do nosso amor
Mais uma chance
Meu amor, se eu fosse você
Eu voltava pra mim
Eu viria me socorrer
Não iria deixar morrer
Nosso amor!

http://banda-calypso.letras.terra.com.br/letras/890415/

Estágio

Qual a importância do estágio? Que tipo de crescimento ele pode proporcionar? São perguntas que habitam a cabeça de muitos estudantes. É notório que o sucesso de uma profissão, seja ela medicina, jornalismo entre outras, requer do interessado a passagem por muitos patamares, entre eles o estágio, que com graus de dificuldades diferentes servirão como incentivo para a continuação da caminhada rumo a estabilidade e sucesso profissional. O êxito de qualquer empreitada resultará em quase totalidade do esforço, engajamento e compromisso do iniciante e não do patrão. Porém o estagiário deve ter cautela para não acabar por ser mais um mero produto do sádico mercado capitalista existente.

Enem

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nessa segunda, dia 14 de maio, e irá durar até o dia 15 de junho. Foi disponibilizado um novo site, através do qual os alunos poderão efetuar a inscrição via internet, é o www.enem.inep.gov.br . Como a maioria dos estudantes já está ciente podem participar do exame alunos que estão cursando o ensino médio ou que já o concluíram. Aqueles que estudam ou estudaram em escola pública, participante do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e os que comprovarem carência são isentos do pagamento da taxa de R$35, 00, que vigorará para os demais, ou seja, alunos da rede particular de ensino.

11 de maio de 2007

Clodovil poderá ser cassado

O polêmico deputado federal Clodovil Hernandez é acusado de quebra de decoro parlamentar, e poderá, portanto ter seu mandato cassado após ter realizado um festival de ofensas e agressões verbais contra as mulheres. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), encaminhou ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), representação contra o deputado poradotar práticas incompatíveis com o decoro parlamentar.

A UEPB vai paralisar.

Na próxima quinta-feira, 23 de maio, ocorrerá uma paralisação por parte dos docentes da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) a fim de reivindicar a melhoria salarial. Segundo o site http://www.uepb.edu.br/ ´´já foi enviado pela reitora Marlene Alves à ADUEPB um documento que esclarece a situação orçamentária da Universidade e expondo também as exigências já atendidas pela Reitoria da Instituição``. Existe a possibilidade de se iniciar uma greve que por conseqüência acarretaria em muitos prejuízos para o alunado, tendo em vista que em geral greves e paralisações prejudicam tão somente este grupo.

10 de maio de 2007

Bento XVI no Brasil


Papa é o título conferido ao Bispo e religioso superior de Roma, o sumo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe de estado do Vaticano. O Papa, segundo o catolicismo, é o sucessor de são Pedro. O Sumo Pontífice atual chegou ao Brasil na tarde de ontem, quarta-feira nove de maio, e antes mesmo disso toda a mídia brasileira já se encontrava concentrada em focar na figura de Bento XVI todas as lentes e atenções. Apontado como conservador e tradicionalista ele defende o veto ao uso da camisinha e a proibição da prática do aborto. Toda a estrutura montada aqui no Brasil para a visita do Papa resultou no gasto de uma soma enorme de dinheiro, que alguns apontam como sendo desnecessária tendo em vista que ele é homem como todos os homens e alegam ainda que esse montante deveria ser utilizado para amenizar o sofrimento e a fome que milhões de famílias passam no Brasil. Cadeiras confeccionadas exclusivamente para uso pessoal do pontífice, talheres e pratos com acabamento de ouro, carro e cabine blindada demonstram a opulência de um pontificado. Chega a ser uma ironia, tanta riqueza e ostentação em torno de um só homem, enquanto outros mihlões perecem sem ter nem o que comer.

5 de maio de 2007

São João de Campina Grande

O São João de Campina Grande deste ano prestará uma homenagem ao instrumentista, arranjador e compositor paraibano Severino Dias de Oliveira, conhecido artisticamente como Sivuca (falecido recentemente) , não apenas com suas músicas sendo tocadas durante o evento, mas também com uma réplica da casa onde ele morou e exposição de vários de seus trabalhos. Está prevista ainda a presença da esposa de Sivuca, Glorinha Gadelha, durante o evento.

Confiram as atrações no palco principal do Parque do Povo:

Sexta-feira dia 1: Oquestra Sinfônica da Paraíba, Ton Oliveira & Banda, Jairo Madruga e Aviões do Forró;
Sábado dia 2:Gatinha Manhosa, Santana;
Domingo dia 3: Sirano e Sirino, Duquinha e Amazan;
Segunda-feira dia 4: Festival de Sanfona e Banda Pimenta da Terra;
Terça-feira dia 5:Festival de Sanfona, Forrozão Raça Pura e Cícero Romão;
Quarta-feira dia 6: Banda Magia, Forrozão Água de Cocó e Mastruz com Leite;
Quinta-feira dia 7: Dorgival Dantas, Forró na Tora e Cicinho Casca e Nó;
Sexta-feira dia 8: Os 3 do Nordeste, Brasas do Forró e Alçeu Valença;
Sábado dia 9: Festa da Correio FM;
Domingo dia 10: Forró Real, Banda Magníficos e Banda Talentt`s;
Segunda-Feira dia 11: Festival de Safona e Saia Justa;
Terça-feira dia 12: Louro Santos, Banda Avalon e Banda Grafite;
Quarta-feira dia 13: Afrodite, Magnatas do Forró e João Oliveira;
Quinta-feira dia 14:Eliane & Banda, Vicente Nery e Cheiro de Menina e Fubá de Taperoá;
Sexta-feira dia 15: Forrozão Chiquita Bakana, Banda Calypso e Banda Arriégua;
Sábado dia 16: Forrofest;
Domingo dia 17: Gaviões do Forró, Limão com Mel e Forró Nela;
Segunda-feira dia 18: Festival de Safona, Genival Lacerda e Forró Society;
Terça-feira dia 19: Festa dos 35 anos dos Três do Nordeste e Convidados;
Quarta-feira dia 20:Inaudete Amorim, Os 3 do Chamego e Banda Flor da Pele;
Quinta-feira dia 21:Dominguinhos, Pinto do Acordeon e Felipão e Forró Maior;
Sexta-feira dia 22:Luizinho Calixto, Forró Collo de Menina e Assisão;
Sábado dia 23: Elba Ramalho, Ton Oliveira e Toni Dumond;
Domingo dia 24: Zé Ramalho, Almir Rouche e Banda MexeVille ;
Segunda-feira dia 25: Finalista do Festival de Sanfona, Forró Karkará e Banda Inpacto X;
Terça-feira dia 26: Sussa de Monteiro, Os Filhos do Forró e Ranieri Gomes;
Quarta-feira dia 27:Geraldinho Lins, Cavaleiros do Forró e Ferro na Boneca;
Quinta-feira dia 28:Flávio José, Alcymar Monteiro e Zé Calixto;
Sexta-feira dia 29: Forró do Litoral, Fogo de Menina e Frank Aguiar;
Sábado dia 30: Ladja Betânia e Banda Palov;
Domingo dia 1 de julho: Balança Nenê, Calcinha Preta e Ton Oliveira.

4 de maio de 2007

Inveja

A inveja é o desejo por atributos, posses, status e habilidades de outra pessoa. É característica do invejoso a sensação de impotência diante das capacidades e peculiaridades do invejado. No mundo canino em que vivemos é cada vez mais presente a inveja de forma doentia.As pessoas que adotam esse comportamento são em geral indivíduos frustrados que não conseguem de alguma forma lograr êxito em suas empreitadas e desenvolve um sentimento de cobiça para com as conquistas e destaques galgados pelos outros. É indispensável ao invejoso que ele adote posições mais benéficas para consigo mesmo e para com os outros, tendo em vista que se continuar a alimentar esse tipo de comportamento acabará por excluir de seu circulo social pessoas que se ele aceitar poderão lhes beneficiar, ou seja, proporcionar ao mesmo amizades e trocas sensacionais as quais em se isolando não poderá obter com outras pessoas que considera amigas. Agora se o dito cujo entender que a melhor forma de alcançar destaque é se enclausurando e se isolando de todos que julga precipitadamente uma ameaça para si, aí paciência.

26 de abril de 2007

A educação pública em Pernambuco pede socorro

A realidade é vergonhosa, 72 escolas foram interditadas e 68 mil alunos prejudicados. Medidas paliativas foram tomadas, como aluguel de espaços para aplicação das aulas. A reforma já foi determinada pelo governador Eduardo Campos (PSB). Segundo o secretário de educação do estado, Danilo Cabral, esses problemas são heranças de governos passados. Resta agora esperar que eles sejam realmente solucionados.

Sequestro de Campinas chega ao fim

O seqüestro que teve inicio terça-feira, 24 de março, em Campinas, interior de São Paulo teve fim no começo da noite dessa quinta feira. Segundo informações da polícia tanto o criminoso quanto a família saíram sem nenhum ferimento. Assim chagamos ao fim de mais um lamentável fato de violência. E será que diante desta realidade as autoridades irão procurar agir de forma mais reprimente e eficiente contra o crime?

22 de abril de 2007

Câmara de vereadores de São Paulo quer torna feriado municipal o dia em que o papa vai visitar a cidade

A Câmara de Vereadores de São Paulo – SP aprovou o projeto que torna o dia da visita do papa Bento 16 à cidade feriado, o projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM ex-PFL). Segundo o texto do projeto todas as vezes que algum papa visitar a cidade e realizar encontro com há população esse dia será convertido em feriado municipal.
A alegação do autor do projeto, o vereador Domingos Dissei (DEM ex-PFL), para que fosse aprovado esse feriado é de que se faz necessário uma vez que a cidade irá receber uma soma enorme de visitantes, portanto precisa de tempo para se preparar.
Nos não somos nem bobos de tentar denegrir a imagem de qualquer religião, organização ou autoridade que seja, mas se todas as vezes que uma personalidade ou expoente mundial vier visitar alguma cidade do Brasil esse dia for transformado em feriado no mais tardar em 10 anos teremos mais feriados do que o calendário possa suportar isso acabaria por criar um país em constante feriado. A sociedade deve pensar melhor antes de agir com a emoção, pois todos sabemos que muitas vezes os feriados acabam por gerar mais prejuízo e perdas do que benefícios.

17 de abril de 2007

Brasil é segundo colocado.

Em recente pesquisa, realizada com 26 milhões de pessoas em 26 paises, ficou constatado que o brasileiro fica em segundo lugar no ranking dos que mais fazem sexo por ano. O brasileiro perde apenas para o grego. A pesquisa divulgou que a média anual é de 102 relações sexuais ao ano, o brasileiro faz sexo 145 vezes ao ano, o que resulta em 2 a relações semanais. Alguns apontam essa disposição como sendo resultado do fato de residirmos em um pais tropical, outros não conseguem explicar o por quê, mas especialistas afirmam que o melhor horário para se transar é logo ao acordar quanto o nosso corpo produz uma quantidade imensa de testosterona, o hormônio do prazer. Em matéria exibida hoje no Jornal Hoje, da Rede Globo, o assunto foi abordado de forma bem ampla.

Sentimentos eternos?

O tempo e o que fazemos com ele altera tudo, cria e decompõe o gosto, o que e como sentimos; impondo que nada é eterno.Os sentimentos são tão firmes quanto a inconstância dos vulcões em movimento; estamos sempre em ebulição,transcendência e letargia interna.Me apaixonaria, amaria, odiaria, viveria todos os sentimentos por você mil vezes, mas todas a cada momento do dia seriam de uma forma diferente e até mesmo oposta.Mutação da alma, a massa muda de acordo com a temperatura do forno da vida.


Por Anna Paula Oliveira estudante de jornalismo.

Morre Nair Bello


Atriz e humorista, dona de uma capacidade de atuação invejável, Nair era sem dúvida uma profissional competentíssima. Ela contava com 75 anos e já havia trabalhado em rádio como locutora, mais tarde ingressa no cinema, mais foi fazendo personagens humorísticos na televisão que ela conseguiu se consagrar. Todos lembramos das peripécias que a personagem Santinha realizava no programa Zorra Total juntamente com o saudoso Rogério Cardoso. Infelizmente perdemos um ícone do humor brasileiro, e eu espero sinceramente que os ´´humoristas`` contemporâneos procurem se espelhar em exemplos como o de Nair e procurem desenvolver um trabalho mais responsável, já que o que presenciamos é uma enxurrada de bobagens que denominam de comédia. Podemos verificar isso em certos programas que visam tão somente escarnecer as pessoas expondo-as ao ridículo, precisamos resgatar aquela forma saudável de se fazer humor.

15 de abril de 2007

Desculpas

Quero pedir desculpas aos que acessam este blog, já que eu havia prometido postar fotos e falas da última reunião do poder legislativo de Santa Cruz do Capibaribe, mas infelizmente não foi possível, devido a motivos de força maior desculpas.